PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Airbnb x hotéis: novo capítulo

2017-09-01 01:30:00
NULL
NULL

Quem gosta de pagar imposto? Se alguém disser “sim”, certamente fará parte de um grupo muito restrito. O comum, principalmente nos dias atuais, é a solicitação de setores da economia para a viabilização de isenções fiscais, em função do peso tributário.


Ultimamente um movimento diferente vem acontecendo: organizações vêm se articulando para que seus concorrentes diretos, não tarifados, como aplicativos que ganham força no mercado, também paguem os mesmos impostos.


Ontem, foi aprovado um projeto indicativo, na Câmara dos Vereadores de Fortaleza, para a taxação da plataforma de hospedagem Airbnb. O projeto será encaminhado para apreciação do prefeito Roberto Cláudio e pode voltar para a Câmara como mensagem do Executivo para nova votação.

[FOTO1]

A regulamentação, pelo argumento da hotelaria, representa “justiça de mercado”; para quem aluga imóveis através da plataforma, mais custos; e para o Airbnb, uma “resposta ao lobby” dos hotéis.


No final das contas, as três visões parecem corretas e a sociedade terá de encarar o efeito das facilidades criadas pelas novas tecnologias que facilitam o dia a dia. Afinal, podemos estar diante da possibilidade de oficializar a ampliação dos meios de hospedagem.


2018


MUDANÇAS NO FIES


A proposta de mudança no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para 2018 anima gestores de instituições privadas. A perspectiva é de aumento do número de alunos com este tipo de benefício. O projeto de mudanças ainda está no Congresso, mas possibilitará a diferenciação de juros, de acordo com a faixa de renda, e também a participação de bancos públicos e privados.


O diretor geral da Devry Fanor, Kenneth Almeida, afirma que já foi percebida uma melhora em 2017, com aumento de 7% na captação de alunos. Este ano as avaliações do Fies já estão no fim, mas Kenneth Almeida acredita que quem não conseguiu este ano poderá ter mais chances em 2018.

 

2018

 

AUMENTO DO INGRESSO DE NOVOS ALUNOS


A possibilidade de criação de três tipos de contratos deve melhorar o acesso de novos alunos ao Ensino Superior. Os últimos censos nessa área mostram uma estagnação no ingresso de estudantes nas faculdades, com uma elevação de apenas 0,6% no último ano.


Com as mudanças no Fies, caso sejam aprovadas, a perspectiva é de elevação de 5% a 10% nos contratos efetivados.


2018


RECUPERAÇÃO DE PERDAS


Com as restrições ao Fies nos últimos dois anos, a queda de alunos matriculados com o benefício ficou em torno de 40%. Kenneth Almeida acredita que será possível agora recuperar as perdas, mas há divergência em relação à efetividade dos benefícios de acordo com a faixa de Fies na qual o aluno está enquadrado.


A aposta é de que a quantidade de alunos na primeira faixa (taxa de juros zero, renda familiar per capita de até 3 salários mínimos) aumente. Para as outras duas faixas (faixa 2: juros de 3%, renda familiar per capita de até 5 salários mínimos; faixa 3: juros indefinidos, renda familiar per capita de até 5 salários mínimos), não há tanta certeza.


CRISE


FALTA DE RECURSOS NO SINE/IDT


Funcionários do Sine/IDT andam preocupados com os problemas gerados pela falta de recursos na instituição. Eles denunciam o fechamento de agências e o comprometimento de ações de incentivo à oferta de vagas de trabalho, devido à falta de gasolina para os carros e até de telefones para a realização de ligações para o levantamento de vagas.


CRISE


DESEMPREGO NAS REGIÕES


Vale lembrar que a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de Fortaleza foi suspensa no início do ano. A pesquisa foi divulgada ontem nas demais capitais. A taxa de desemprego em julho variou nas demais regiões entre 10,4% (Porto Alegre) e 24% (Salvador).


FORTALEZA


INVESTIMENTOS MANTIDOS


O secretário de Planejamento e Gestão de Fortaleza, Philipe Nottingham, conversou ontem com O POVO Economia sobre o Plano Plurianual encaminhado para a aprovação da Câmara. Mesmo com todos os controles fiscais realizados em tempo de crise, ele ressalta que os investimentos devem ser mantidos para os próximos anos.


Detalhe: pelo relatório da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Fortaleza obteve, no terceiro bimestre de 2017, a quarta posição em receitas totais e a primeira colocação entre as capitais do Nordeste..


A maior habilidade dos menos hábeis é saber se submeter ao bom governo dos outros”

François La Rochefoucauld (1613-1680), escritor francês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS