PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Refinaria com participação do Estado?

2017-08-23 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O Ceará tem construído uma história de morosidade em quase todos os projetos implantados no Estado. A construção do Castanhão, por exemplo, foi gestada durante muitas décadas; a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), antes de chegar a ser constituída na sua configuração atual, também teve diversas pedras fundamentais. O projeto foi interrompido e refeito algumas vezes, com direito a desistência da Petrobras, que rasgou acordos sobre o fornecimento do gás, e atrasou bastante a viabilização do projeto.


Enfim, esse pode ser também o caso da refinaria. O governo do Estado está concluindo uma proposta de acordo com bancos chineses para viabilizar o projeto e pode entrar como sócio. Essa seria uma configuração viável neste momento para implantar a refinaria e garantir o financiamento chinês.


Esse tipo de proposta vai na contramão da onda liberalizante que força os governos a dispor dos seus ativos. Ou seja, o Ceará trabalha em duas vertentes: de um lado cria um programa de concessões; do outro investe em novas estruturas, que futuramente podem ser disponibilizadas para o mercado.


Seria o preço a se pagar para destravar a economia local e criar mecanismos de geração de emprego em um patamar mais elevado. Os acordos e a equação financeira do projeto devem ser viabilizados na próxima viagem do governador Camilo Santana à China.


AÇÕES TURÍSTICAS


DE OLHO NO HUMOR DO FORTALEZENSE


As ações direcionadas para o turismo pela Prefeitura de Fortaleza querem agradar primeiro à população local. A decisão toma por base estudos internos que comprovaram certo mau-humor dos fortalezenses.


Em entrevista ao O POVO Economia, o secretário do Turismo do Município, Alexandre Pereira, afirma que as decisões da pasta passam pelo trabalho de requalificar equipamentos turísticos para que a população usufrua deles. “O que é bom para o morador da cidade é bom para o turista”.


Com base nessa visão, está sendo pensada uma estratégia de programação musical durante o por do sol na Praia de Iracema, além de outras iniciativas para o Mercado dos Peixes e para o Mercado dos Pinhões. Esta semana haverá reunião com entidades privadas para analisar a situação do entorno do Centro Dragão do Mar.


COMÉRCIO


IRRITAÇÃO COM O “FUNDÃO” DAS CAMPANHAS


A possibilidade de criação de um “fundão” para financiamento de campanhas eleitorais tem irritado lideranças do comércio. O presidente da FCDLCE, Freitas Cordeiro, diz à coluna que é preciso ficar em alerta.


“Isso é uma afronta à inteligência de todos nós e uma aposta em nossa passividade. Não podemos desistir nem relaxar na guarda. Imaginem sermos obrigados a arcar com os custos de manutenção desses parlamentares que gostaríamos de ver defenestrados das casas legislativas!”


Freitas ressalta que todas as proposições de reforma política até agora apresentadas mal disfarçam o propósito “deslavado” do continuísmo, preservando personalidades que têm “desconstruído o Brasil”, desabafa.


PÃO


PREÇOS ESTÁVEIS


Os preços do pão carioquinha devem ser mantidos, embora alguns insumos sofram influência do cenário internacional. O presidente da Associação Cearense da Indústria de Panificação, Carlos Brandão, diz que o mercado deve permanecer estável e a tendência é de um retorno aos produtos considerados mais saudáveis e artesanais. A feira Cearapão 2017, que será realizada de 29 a 31 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, deve mostrar essas novidades, inclusive a produção de itens mais saudáveis em escala industrial.

 

HAPVIDA


NOVO HOSPITAL E EMPREGOS


O Grupo Hapvida inaugura hoje, às 9 horas, o Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, voltado para a saúde feminina. Além de ampliar a oferta de leitos na cidade, a unidade dará uma forcinha para a melhora dos indicadores de emprego: serão mais 800 novos postos de trabalho diretos. O investimento foi de aproximadamente R$ 20 milhões.


CORRUPÇÃO


COMO MELHORAR O AMBIENTE


O Brasil ficou na 79º posição no ranking de corrupção elaborado pela Transparência Internacional. Vale ressaltar que, quanto mais próximo da primeira posição, melhor a situação do País. Os números foram levantados em 2016 e mostram como o Brasil ocupa uma posição ruim nesse quesito no cenário mundial. Amanhã, esse assunto será debatido na Federação das Indústrias, a partir das 8 horas, durante o evento Ambiente Empresarial, promovido pelo Sescap-CE.


Eu sou pela supervisão máxima e regulação mínima”

George Soros, megainvestidor húngaro naturalizado norte-americano


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS