Participamos do

Indicadores de Fortaleza: mercado mantém pé no freio

01:30 | Ago. 18, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O clima entre as empresas do Ceará ainda é de pé no freio, em função das tempestades políticas. Mesmo com os consumidores apresentando um pouco mais de otimismo, os empresários ainda estão retraídos.


As pesquisas realizadas pela Fecomércio retratam bem este cenário. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (ICE), no bimestre entre julho e agosto, mostra redução de -1,4% no sentimento geral de confiança. Já o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) teve um número positivo (0,2%), mas revela apenas estabilidade.


A diretora institucional da Fecomércio, Cláudia Brilhante, em entrevista ao O POVO Economia, diz que o consumidor está preocupado com o cenário nacional. Há também uma percepção das restrições na oferta de crédito e, principalmente, da estagnação da oferta de trabalho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
[FOTO1]

Detalhe: esse retrato apresentado pelos indicadores ainda não reflete as crenças sobre o impacto da reforma trabalhista e o congelamento dos salários dos servidores públicos federais. No caso dos empresários, acredita-se que será mais fácil contratar, embora o congelamento de salário possa significar menos dinheiro em circulação na economia.


CNDL


CRÉDITO PARA O VAREJO


A assinatura do acordo de cooperação entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Caixa Econômica Federal pode representar um alívio para o varejo. Além de R$ 1 bilhão em recursos para o setor, as condições do crédito serão diferenciadas. Ponto para o cearense Honório Pinheiro, que assumiu a entidade logo após o apogeu da grande década de consumo e busca alternativas para movimentar o setor.


ZPE 1


LICITAÇÃO DE CERCA


A Zona de Processamento de Exportação prepara a licitação para a contratação da empresa que fará a cerca da sua área de expansão (que incorporou a área de 1.911,04 hectares). A preparação do espaço é para a entrada de novas empresas que começam a despontar no mercado, cujos projetos estão em negociação.


ZPE 2


MOGNO E ATUM


Entre as novidades que podem chegar à ZPE está a entrada de segmentos como mogno e atum. O Ceará não tem tradição em nenhum desses dois setores, mas tem iniciado negócios nestes segmentos e pretende exportar.


EUSÉBIO


NOVO SHOPPING


O Eusébio pode ganhar um novo shopping. O projeto deve ficar dentro da Cidade Alpha, nas proximidades da Fábrica Fortaleza. A ideia é de criação de um novo bairro, com empreendimentos de uso misto.


TRABALHO CONJUNTO


IPLANFOR E SECRETARIA DAS CIDADES


O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e a Secretaria das Cidades fecham hoje, às 11h30min, no Paço Municipal, convênio para realização de ações conjuntas. Entre elas estão a instalação de câmaras setoriais e de estudos de viabilidade para projetos em curso, como o Metrô Leste e o BRT Orbital, e a implantação de bondes elétricos.


RANKING


HAPVIDA ENTRE OS PLAYERS


O Grupo Hapvida está entre as 200 maiores empresas do País pelo ranking da revista Exame, que considera as demonstrações contábeis, publicadas em Diário Oficial, de mais de três mil empresas brasileiras. O Grupo ampliou em 6% o número de empregados entre 2015 e 2016, e as vendas líquidas ultrapassam os R$ 3 bilhões.


ALL ABOUT ENERGY


PRESENÇA DE MINISTROS


Os organizadores da décima edição da All About Energy estão fechando os últimos detalhes do encontro, que será realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, e tratará de assuntos ligados ao futuro do setor energético. Já foram confirmados para o evento as presenças do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.


A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido”

B. F. Skinner (1904- 1990), psicólogo norte-americano

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente