PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

ABIH X Sebrae Nacional: problemas com o Airbnb

2017-08-02 01:30:00
NULL
NULL

Depois dos problemas com a Embratur durante as Olimpíadas, agora é o Sebrae Nacional que provoca a hotelaria nacional com o fechamento de convênio com o Airbnb.


Ontem, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), junto com suas representações estaduais, se manifestou contra a parceria com a plataforma digital de reservas.


O convênio-piloto entre o Sebrae e o Airbnb tem o objetivo de fomentar pequenos negócios com a locação de quartos, mas não foi dessa forma que a ABIH interpretou o acordo. Os primeiros contratos ainda serão assinados nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso, onde devem ser aplicados recursos do Sistema S.

[FOTO1]

A reação dos hoteleiros foi imediata. Ontem, a ABIH Nacional lançou nota manifestando-se contra o acordo. O argumento dos hoteleiros é de que a parceria ignora a “ilegalidade da operação”, já que não há regulamentação do serviço.


Vale ressaltar que ABIH e Sebrae são parceiros em vários projetos. No caso do Ceará, existem vários acordos, entre eles projetos de qualificação dos equipamentos turísticos e o programa Rotas do Ceará.


Ceará


SEM INTERESSE NO CONVÊNIO


O vice-presidente da ABIH Nacional, o cearense Manoel Cardoso Linhares, esteve em contato com a direção local do Sebrae para saber o posicionamento da entidade. A resposta foi a seguinte: não há interesse em celebrar o convênio no Ceará.


Cardoso Linhares deve ser eleito presidente da ABIH Nacional em setembro, encabeçando chapa única para a direção da entidade. Esta semana, ele deve ser recebido pelo presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, para falar sobre o assunto.


A ABIH tem dois argumentos fortes para levar ao Sebrae: o setor possui um patrimônio imobilizado de aproximadamente US$ 18 bilhões e propicia a arrecadação de mais de US$ 600 milhões.


Hotéis


OCUPAÇÃO DE 82%


Os números da alta estação foram atualizados ontem e os resultados superaram os calculados até sexta-feira. O mês de julho terminou com ocupação de 82,20%, superando a marca de 75,37% verificada até a semana passada.


Eólica


GARANTIA DE ABASTECIMENTO


A produção de energia eólica tem garantido o abastecimento no Nordeste e evitado aumentos maiores nos preços. O presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e coordenador da All About Energy, Jean-Paul Prates, explica que não há racionamento na região devido à diversificação das fontes de energia.


Diferente do que ocorre na Alemanha, onde se paga mais caro para se ter energia eólica, ele destaca que os preços aqui dependem apenas dos leilões.


Fortim


APOSTA NO TURISMO


Depois da crise de 2008, o mercado de segunda residência voltado para europeus praticamente desapareceu. Apesar disso, tem ressurgido o setor com o mercado interno.


No caso do complexo turístico Praia Canoé, que está se instalando no Fortim, uma das novidades é a vinda de turistas norte-americanos.


À espera dos voos


AEROPORTO DE ARACATI


O aeroporto de Aracati continua pouco utilizado. Foram feitos investimentos altos, mas esqueceram de fazer o básico: a captação de linhas aéreas. Hoje, o equipamento tem uma utilização mínima, servindo apenas como espaço de treinamento de mecânicos da TAM.


Governo


O CEARÁ DO FUTURO


O Instituto Brasileiro de Finanças do Ceará (IBEF-CE) discute hoje, às 19 horas, no hotel Gran Marquise, o “Plano Ceará 2050” e o pacote de concessões do governo. O convidado especial será o secretário de planejamento e gestão do Ceará, Francisco de Queiroz Maia Júnior.


Comércio


ABERTURA AOS DOMINGOS


A abertura do comércio aos domingos e em horários estendidos na semana pode revitalizar o Centro; mas, para que isso aconteça, será preciso melhorar a segurança.


O presidente da Associação Novo Centro, Assis Cavalcante, afirma que o comércio também vai solicitar essa estrutura e que o início será de adaptação.


Suprimamos as tarifas, e assim será declarada a aliança dos povos, reconhecida a sua solidariedade e proclamada a sua igualdade”

Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865), político francês

Rádio


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS