PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

ABIH derruba convênio entre Sebrae e Airbnb

2017-08-04 01:30:00

A briga entre hotéis e Aibnb continua forte. Foi verificado esta semana mais um round nesta disputa, com pontuação favorável para a hotelaria...


Depois de um ano para construir convênio entre o Sebrae e o Airbnb, foram necessários apenas dois dias para derrubá-lo. Esse foi o desfecho do incômodo gerado na Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) pelo acordo fechado entre o Sebrae e a plataforma digital, criado com a alegação de melhorar o atendimento de pequenos negócios de locação.


Ontem, depois de encontro entre o presidente da ABIH Nacional, Dilson Jatahy Fonseca Júnior, o vice-presidente da entidade, Manoel Cardoso Linhares, e o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingues, foi anunciado o recuo do Sebrae em relação ao trabalho conjunto com o Aibnb.


Afif Domingos resolveu se manifestar publicamente e informar que ainda existe choque entre as economias tradicionais e o mundo digital, e que o papel do Sebrae é fazer a conciliação.


O recuo mostra bem como ainda é necessário um trabalho para a regulamentação dessas plataformas, evitando confrontos entre os agentes produtivos. O conceito de “economia disruptiva” tem sido adotado de forma prática e rápida, sem muito tempo para adequação. O impacto disso é severo, com perdas de empregos formais, em uma economia fragilizada. É realmente necessária uma mediação.


IMPACTO NO MERCADO


MUDANÇAS DISRUPTIVAS


Atualmente, várias atividades passam por fase de transição. É esperada uma mudança radical na área de entregas, por exemplo, que exige investimentos em transportes e contratações de pessoas. Essa é apenas uma das atividades impactadas pela aplicação de inovações, o que é chamado atualmente de “processo de disrupção”.


Embora esse termo seja usado há décadas, a criação de startups e de aplicativos está rompendo modelos antigos para atender demandas dos consumidores.


QUAL O CUSTO?


TENDÊNCIA PELO BAIXO PREÇO


Um dos principais impactos provocados por plataformas como Uber, Aliexpress, Airbnb e outras que estão surgindo está na mudança da forma como os negócios são realizados. Ao contrário do que acontecia há bem pouco tempo, essas atividades podem começar com investimentos menores, sem estoques ou imóveis, o que representa maior liquidez, rapidez nos processos, flexibilidade e circulação de dinheiro.


Tudo isso pode ser lido também como mais insegurança, rompendo com os modelos tradicionais, e provocando impactos maiores que a reforma trabalhista recentemente aprovada.


TIRO NO PÉ


REGULAMENTAÇÃO DO INVESTIDOR-ANJO


O diretor da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (Acontece), Francisco Coutinho, faz um alerta importante sobre o impacto das mudanças das regras da Receita Federal para investidor-anjo. Ele acredita que haverá um custo maior para quem quiser aportar capitais nas startups com as mudanças e, provavelmente, o aumento dos processos na justiça contra a incidência de impostos.


POSSE


NOVA DIRETORIA DA SOCIEDADE CONSULAR


A nova diretoria da Sociedade Consular do Ceará, que será presidida pelo advogado José Maria Zanocchi, toma possa no próximo dia 10. Na mesma ocasião, haverá a comemoração pelo dia do cônsul e será outorgada a medalha Bertrand Boris ao ex-cônsul da Alemanha, Dieter Gerding.


GRATIDÃO


HOMENAGEM


O Conselho Regional de Economia (Corecon) montou uma programação de comemorações pela semana do economista. No próximo dia 8, na Câmara Municipal, às 19 horas, serão homenageados profissionais eleitos como destaque em 2017.


O diretor-técnico do Sebrae, Alci Porto, e os consultores Éverton Chaves e José Maria Porto são os economistas homenageados. Na categoria Jornalismo Econômico, o destaque foi a colunista que vos fala, que aproveita a oportunidade para agradecer o reconhecimento e o apoio dos economistas e da equipe e direção da Rádio O POVO/CBN e do jornal O POVO para a realização deste trabalho cotidiano.


TANCAGEM


CORREÇÃO DE DATAS


O edital de licitação para o contrato de parceiro privado, visando a transferência do parque de tancagem de combustíveis do Mucuripe para o Pecém, deve ser publicado após 15 dias úteis depois da audiência ocorrida nesta quarta-feira. A chamada da empresa ocorrerá 15 dias corridos depois da publicação do edital.


O governo nunca aprende, as pessoas é que aprendem”

Milton Friedman (1912-2006), economista norte-americano

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS