PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Nove empresas avaliadas para entrar na ZPE

2017-07-26 01:30:00
NULL
NULL

Começa a surgir uma demanda de companhias interessadas em se instalar na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE). Até o momento, nove empresas demonstram interesse em se estruturar dentro do equipamento e receber seus benefícios fiscais.


Neste número não estão incluídas as 20 companhias de granito que assinaram, no ano passado, um protocolo de intenção com o governo para fincar unidades de produção na ZPE. O secretário de Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann, explica que o equipamento começa a colher os frutos do trabalho de divulgação realizado nos últimos anos.

[FOTO1]

A prioridade da ZPE neste momento são as empresas intensivas em mão de obra e o setor de energia. Duas termelétricas devem se instalar na área: uma de 1.047 megawatts (fora da ZPE) e outra de 200 megawatts (dentro do equipamento). Essa última terá a função estratégica de fornecer energia para as companhias exportadoras, o que eliminaria também os custos tributários da energia incidentes sobre os produtos.


SETEMBRO


VIAGEM À CHINA


O secretário Antônio Balhmann, em entrevista à coluna, preferiu não revelar os nomes das companhias avaliadas para se instalar na ZPE, mas confirmou a entrada dos segmentos fotovoltaicos e de fármacos.


Nesse último setor, o grande empreendimento é da Meheco Corporation, companhia chinesa. A empresa, que pretende instalar uma fábrica dentro da ZPE e outra no Polo de Saúde do Eusébio, é incentivada pelo acordo Brasil-China.


Em setembro, Balhmann visitará a empresa na China e dará segmentos às tratativas para a realização do negócio.


FINANCIAMENTO


VISITA DO BANCO DO BRASIL


O Banco do Brasil terá um papel importante para a instalação das empresas na ZPE, através do financiamento dos projetos. Amanhã, o superintendente do Banco do Brasil, Clóvis de Castro Júnior, e o diretor de agronegócio da instituição, Reinaldo Kazufumi Yokoyama, visitam a ZPE para conhecer melhor o equipamento.


O financiamento do banco é estratégico e será fundamental na área de granito. Das 20 companhias do setor que fizeram reserva de área na ZPE, cinco estão com projetos avançados e um deles nas últimas etapas de análise no BB.


CBC


INVESTIMENTO CHINÊS


Representantes do China Development Bank (CDB) devem vir semana que vem a Fortaleza. O assunto da pauta são as possibilidades de investimento em petroquímica e na refinaria. Apesar do cenário econômico ameaçador, os projetos cearenses estão conseguindo seguir com suas negociações.

 

IBEF MULHER


QUALIDADE DE VIDA


O Ibef Mulher tem conseguido manter uma programação diferenciada. Além de palestras, nesta sexta-feira, às 7h30, no auditório do Metropolitan Empresarial, haverá evento sobre meditação, através de uma parceria com a empresa Brahma Kumaris, que trabalha com cursos de desenvolvimento de autocontrole, equilíbrio e qualidade de vida.


CÂMARA


ESTUDO CONTÁBIL DO FNE


O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, recebeu ontem o deputado federal Danilo Forte (PSB-CE), que iniciou o levantamento das demonstrações contábeis do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O parlamentar terá a missão de apresentar até meados de outubro o relatório sobre os resultados do FNE na Comissão Mista de Orçamento (CMO).


NÚCLEO PEIEX


POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO


As pequenas e médias empresas do Ceará terão uma boa oportunidade para modelar seus negócios e buscar novos mercados. Com o núcleo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que será inaugurado amanhã, através de acordo entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), haverá consultoria gratuita para avaliar os processos.


A consultora Roberta Mota é a monitora do Núcleo e tem a missão de ajudar a identificar o potencial de exportação das empresas.


O Estado é a organização econômico-política da classe burguesa.O Estado é a classe burguesa na sua concreta força atual”

Antonio Gramsci (1891-1937), filósofo italiano.

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS