PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Férias de julho: ocupação de 75,37%

2017-07-29 01:30:00
NULL
NULL

A alta estação termina neste final de semana com números acima das expectativas. Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE) mostra que o índice de ocupação atingiu a marca de 75,37%, quando se esperava no máximo uma média de 2016 (72,04%).

[FOTO1]

Alguns fatores contribuíram para este resultado. O vice-presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, avalia que houve um movimento maior de venda de pacotes de última hora. Além disso, ações da ABIH (promoções no interior de São Paulo) e da Secretaria de Turismo do Estado (junto com a CVC) também ajudaram a surtir efeito.


Para este semestre já há uma programação de trabalho para garantir o fluxo de visitantes. A ABIH fará uma ação promocional do destino Ceará em Buenos Aires, na Argentina, no próximo dia 13. “Queremos garantir o fluxo de onde já somos conhecidos”, afirma Darlan.


EMPREGO 1


SAÍDA PELA INFORMALIDADE


A semana termina com dois indicadores positivos. O primeiro consiste na taxa de desemprego que caiu para 13%, pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do segundo trimestre, calculados pelo IBGE.


Mesmo com o índice puxado pelos empregos informais, ele representa um dado interessante, mostrando a reação das pessoas que passaram a empreender para garantir sua sobrevivência, o que não deixa de ser uma boa notícia.


O Brasil tem agora 10,7 milhões de pessoas empregadas sem carteira assinada. Talvez esse número revele uma transformação do cenário puxado pela crise: a população está sendo obrigada a assumir seus próprios negócios.


Como já disse o economista Claudio Ferreira Lima, talvez esse seja o fortalecimento do “Eu S.A.”, como alternativa de sobrevivência com o recuo dos empregos mais protegidos. Esse é um dos principais termômetros da situação do país, não só na economia, mas também social.


EMPREGO 2


ELEVAÇÕES PODEM SER SAZONAIS


Erle Mesquita, analista do mercado de trabalho do Sine/IDT, explica que a pressão por emprego formal continua. Há também um aumento no número de empregos no setor público, com a elevação de contratos de atividades vinculadas ao segmento.


A subida do indicador, na avaliação de Erle, pode ser sazonal, depois de baixas sucessivas nas taxas de emprego. Os números do Ceará ainda não foram divulgados, mas vale lembrar que o estado possui um contingente de 561 mil pessoas desempregadas.


MERCADO


TAXAS EM 7%


A outra boa notícia da semana está na queda das taxas de juros. Escritórios independentes e analistas de bancos já trabalham com a possibilidade de uma taxa básica entre 7,5% e 7% até o fim do ano. Os riscos de um novo repique dos índices, na avaliação do mercado, estão voltados para 2018, com as tensões eleitorais.


AVIAÇÃO


EXPORTAÇÃO DE FLORES


O Ceará pode voltar a exportar flores com a criação de uma nova estrutura aérea a partir dos investimentos da empresa alemã Fraport, que assumiu a administração do Aeroporto Pinto Martins. O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, informou ontem ao O POVO Economia que deve ser criada uma malha aérea que permita esse tipo de exportação, o que beneficiaria os produtores cearenses de rosas e de frutas.


CORREÇÃO


Recurso da AABNB


A coluna cometeu um equívoco na nota “Planos 2”, publicada na edição de ontem. A ação impetrada em 2010, requerendo o aporte de recursos à Capef, foi de autoria de AABNB (Associação dos Aposentados do BNB) e não da AFBNB. A AFBNB ingressou com ação este ano, pedindo correção monetária não realizada no plano BD da Capef, no período de 1997 a 2003. Essa medida, segundo a AFBNB, pretende a atualização do benefício.


FÓRUM


BUROCRACIA ADUANEIRA


No dia dois de agosto, às 14h30, na Fiec, haverá a nova Reunião do Fórum Aduaneiro para discutir aspectos burocráticos do comércio internacional. O evento contará com a presença do subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ronaldo Lázaro Medina.


A riqueza tem suas vantagens, já a pobreza, embora tenha feito algumas tentativas nesse sentido, nunca provou ser vantajosa”

John Kenneth Galbraith (1908-2006), economista norte-americano

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS