PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará: alternativas para manter investimento

2017-07-19 01:30:00

A situação fiscal do Governo Federal é a pior possível, acendendo a luz vermelha para estados e municípios dependentes das transferências da União. A sensação é de esgotamento das fontes de recursos em vários níveis, com comprometimento também das alternativas de operações de crédito.


No caso do Ceará, embora haja uma organização financeira, existe uma preocupação com a manutenção dos investimentos. A alternativa, diante da situação atual, está na busca de parceiros privados para financiar as estruturas públicas, mas as propostas de criação de PPPs são vistas com cuidado.


A experiência mostra que o Estado, para implantar esses projetos, normalmente precisa fazer grandes desembolsos financeiros e isso é tudo o que não se quer neste momento. O governo tem dado foco às concessões, mas precisa de mecanismos que permitam maior velocidade e que minimizem os riscos.


No Ceará, a margem de investimento vem caindo gradativamente. O indicador é positivo e melhor do que em outros estados, girando em torno de 10%, mas em 2014 a média era de 17%.


Ou seja: o Estado terá de acelerar os estudos de viabilidade das propostas para garantir a manutenção dos projetos.


CAGECE


PROPOSTA DE CONCESSÕES


Até o começo de 2018 deve sair o estudo técnico que definirá o projeto de subconcessões da Cagece. O assunto é analisado com cautela e precisa assegurar os resultados da empresa.


CANDIDATO DE CONSENSO


CEARENSE NA ABIH NACIONAL


Decidido. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) lançará chapa única na próxima eleição da sua diretoria, em setembro. O candidato de consenso é Manoel Cardoso Linhares, atual vice-presidente da entidade e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Manoel Cardoso deve ser o primeiro cearense a assumir a ABIH nacional.


RELATORIA


ORÇAMENTO DO FNE


O deputado Danilo Forte (PSB-CE) assumiu ontem a relatoria das demonstrações contábeis do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) na Comissão Mista do Orçamento da Câmara. O FNE é um dos diferenciais do BNB em relação a outros bancos de desenvolvimento, com recursos para as principais atividades da região.


GOVERNO


CHEQUE SEM FUNDO...


O que se comenta nos bastidores, em Brasília, é que o governo deu um “cheque sem fundo” aos deputados que trocaram seu voto por emendas parlamentares na Comissão de Constituição Justiça da Câmara. A equipe econômica já anunciou que, se for necessário, cortará até as despesas obrigatórias.


ALTA ESTAÇÃO


MELHORA PARA OS RESTAURANTES


A alta estação deste ano tem movimentado mais os restaurantes.
O presidente da Abrasel (entidade que representa o setor), Rodolphe Trindade, diz que os resultados neste mês de julho têm aumentado. Em 2016, o setor amargou perdas durante o período, mas agora parece que começa a ocorrer um ânimo melhor.


AECIPP


NOVA EMPRESA ASSOCIADA

 

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) tem ampliado o seu quadro de empresas participantes e já possui 21 filiadas. A mais recente é a cearense NST Pecém. A companhia atua nas áreas de saúde, segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade de vida, tem sede em São Gonçalo e está no mercado desde 2010.


EMPREENDEDORES


PALESTRAS GRATUITAS


A segunda edição do Maratona Valor PME Nordeste será realizada no dia 16 de agosto, no Hotel Gran Marquise. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do jornal Valor Econômico. Entre os palestrantes estão Candido Espinheira, fundador da Yes Cosmetics; Alvaro Santanna, presidente da rede de lojas Le Biscuit, e Adriana Auriemo, sócia-fundadora da Nutty Bavarian.


ERRAMOS


REFORMA TRABALHISTA

 

A nota “Quem está preocupado com a Política?”, publicada na coluna de sábado, se referia à aprovação da reforma trabalhista e não à reforma tributária.


Em política, até a raiva é combinada”

Ulisses Guimarães (1916-1992), político brasileiro

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você ode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS