PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Mercado tenta manter equilíbrio

2017-06-07 01:30:00

Apertem os cintos, o governo pode sumir! Esse tem sido o clima do mercado diante da gangorra da economia brasileira...


Ontem, depois de uma segunda-feira agitada, os investidores tentaram manter a cautela. O resultado foi visto no equilíbrio dos fechamentos do câmbio e do Ibovespa, que terminaram o dia com índices e pequenas variações (recuo de 0,30% do dólar e alta de 0,81% do Ibovespa).


Analistas financeiros acreditam que esse comportamento deve permanecer até o final do julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora a incerteza paralise os investimentos, o mercado parece menos estressado. Pelo que se fala entre os economistas da área financeira, o que tranquilizou em parte os agentes econômicos foi a manutenção da política de redução de juros, com a queda da taxa na semana passada. Mas há outros fatores: um deles é que permanece no Congresso a briga para a aprovação das reformas da previdência e trabalhista.


20 ANOS


COOPERCON-CE LANÇA LIVRO COMEMORATIVO


Há 20 anos era impensável a criação de uma cooperativa formada por empresas. A visão do senso comum permitia apenas a possibilidade de junção de profissionais de uma mesma atividade, mas o empresário e engenheiro João Carlos Lima acreditou na união de empresas para trabalhos conjuntos, não só como uma associação ou sindicato, mas dentro de outra formatação legal, e criou a Cooperativa da Construção Civil (Coopercon-CE).


A partir desse marco histórico, em janeiro de 1997, vieram ganhos importantes para o setor imobiliário cearense: o fim do cartel do cimento, através da criação de uma indústria de cimento no estado; missões empresariais importantes em busca de tecnologia; a implantação de uma locadora de equipamentos; e até uma fábrica de elevadores.


João Carlos Lima conta os detalhes dessa história no livro Coopercon-CE 20 anos, que será lançado no próximo dia 14, no Teatro RioMar.


20 ANOS


PORTAL DE COMERCIALIZAÇÃO


Diante dos desafios atuais, os empresários da construção civil também lançam novas estratégias. Está sendo criado o Portal de Compras da Coopercon-CE, que pretende globalizar a área comercial, ampliando as possibilidades de novos fornecedores. O sistema está em fase de testes e utilizará algoritmos para pesquisar preços e índices de qualidade.


Emanuel Capistrano, que está assumindo a presidência da cooperativa, informa que essa será uma das prioridades da instituição: investir em tecnologia e melhorar o volume e a qualidade das compras.


NOVO REFIS 1


NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS


O Governo Federal, em meio ao caos político e ao quadro recessivo, resolveu dar um alívio para quem está em dívida com a União. Semana passada foi lançado o segundo Refis de 2017.


Considerado uma alternativa melhor que a primeira, esse segundo Refis tem a vantagem de apresentar condições de desconto não só para as grandes empresas que possuem créditos, mas também para as companhias com dívidas inferiores a R$ 15 milhões.


NOVO REFIS 2


PEQUENOS COM MAIS ESPAÇO


Os pequenos e médios empresários devem ser contemplados como o Novo Refis, assim como também o cidadão comum. As pessoas físicas e jurídicas terão prazo até o dia 31 de agosto para aderir ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert). Até as companhias em Recuperação Judicial poderão participar da renegociação, com pagamento de no mínimo 20% à vista ou dividida em até 120 prestações mensais.


O consultor Marcos Sá explica que, apesar dessas facilidades, deve-se aguardar a regulamentação da Instrução Normativa da Medida Provisória 783/2017. Ele sugere esperar para que se possa ter uma melhor análise da proposta.


CSP


LICENÇA OPERACIONAL


Depois de mais de um ano em funcionamento, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) recebe sua Licença de Operação (LO). O documento foi emitido ontem pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e atesta, conforme o órgão, que nos últimos oito anos a companhia cumpriu todos os compromissos assumidos.


Detalhe: até ontem, a licença da empresa era provisória.


SEMINÁRIO


SEGURANÇA HÍDRICA


O que é possível fazer para garantir segurança hídrica ao Ceará, mesmo em momentos de seca? O Seminário Água Innovation pretende aprofundar essa discussão. O evento será realizado nos dias 21 e 22 deste mês, no Centro de Eventos, e reunirá especialistas na área hídrica.


PRÊMIO CNI


CEARENSE NA FINAL


A empresa cearense Piscis, que produz rações, está entre os 34 finalistas no Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Quase quatro mil companhias se inscreveram na premiação. O resultado final da disputa sai no dia 26 de junho.


Lucro é subproduto das coisas bem feitas”

Philip Kotler, professor norte-americano e especialista em marketing

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS