PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Junta Comercial pretende lançar aplicativo

2017-06-27 01:30:00

A Junta Comercial do Ceará (Jucec) lançará aplicativo para facilitar a abertura de empresas. A ferramenta ainda está sendo montada e provavelmente ficará pronta apenas no início de 2018, mas deve ajudar a encurtar o tempo para a abertura de negócios no Estado.


A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, em entrevista ao O POVO Economia, explica que há um esforço para a redução da burocracia no Estado, com o envolvimento de várias secretarias do governo, Bombeiros e Receita Federal. A meta é implantar um modelo semelhante ao utilizado em Portugal, onde as companhias são abertas em 40 minutos.


Carolina conta que ainda há um problema cultural a ser enfrentado no Ceará: protocolos, papel e carimbos. Porém, atualmente alguns processos já são executados dentro dessa média de 40 minutos. Com o aplicativo, os procedimentos online ganharão mais rapidez e paulatinamente será feita a transição para a realização de abertura de negócios totalmente pela internet.


FEIRÃO


BONS RESULTADOS


O Feirão da Caixa, realizado no final de semana, apresentou resultados superiores ao que era esperado. Ricardo Bezerra, da Lopes Immobilis, explica que ainda não pode apresentar os números consolidados, mas que as vendas efetuadas mostram uma tendência de crescimento do setor no próximo semestre. “A economia está se recuperando”, acrescenta.


TURISMO


EXPECTATIVAS PARA JULHO


Os hotéis têm uma boa expectativa de ocupação dos leitos para julho. A diretora dos hotéis da rede Mareiro, Claudia Diniz, explica que pretende atingir uma média de 80%. As reservas ainda estão sendo fechadas e há várias promoções visando a trazer visitantes, principalmente para a semana do Fortal.


A empresária defende que o Estado deve continuar investindo no turismo e precisa manter as obras de empreendimentos como o Acquario.


DOING BUSINESS


PESQUISADORAS INDIANAS NO CEARÁ


Duas pesquisadoras indianas do Centre for African, Latin American and Caribbean Studies (Calacs) desenvolverão os módulos do programa Doing Business in LAC, que regulamenta medidas para a realização de negócios em 190 países. O treinamento é uma iniciativa do Instituto Brasil África em parceria com a O. P. Jindal Global University (JGU) e apoio da Confederação de Indústrias das Índias (CII).


Sandaja Medipally e Aakanksha Lohia chegaram a Fortaleza no final da noite de ontem e até o dia 27 de julho terão reuniões com representantes do poder público, entidades de classe e outras organizações em Fortaleza e São Paulo. As pesquisadoras investigarão os aspectos históricos, culturais, econômicos, políticos e legais que moldam o ambiente de negócios na região.


Depois do Brasil, será feito na Índia um trabalho de montagem de estratégias para atuação de investidores nos mercados latino-americanos.

 

NOVAS OPERAÇÕES


NORTH SHOPPING FORTALEZA


O North Shopping Fortaleza, da rede Ancar Ivanhoe, continua ampliando o mix das suas operações. Quatro lojas e cinco quiosques foram abertos este mês, além da reinauguração de mais quatro estabelecimentos (Ortobom, Samsung, H.Stern Joias e Sapataria Nova).


SUPERMERCADOS


VALORIZAÇÃO DAS PROFISSÕES


Os Mercadinhos São Luiz realizam campanha para valorizar as profissões e os profissionais dos supermercados. O projeto “Gente que Ama o que Faz” pretende propiciar o sentimento de orgulho entre os funcionários em relação aos cargos que desempenham.


Eis um projeto que deveria ser adotado por outras empresas para mostrar a importância das suas atividades.


EM LISBOA


SEMINÁRIO SOBRE CONSTRUÇÃO


A presidente da Câmara Setorial de Eventos do Ceará, Enid Câmara, que assumiu recentemente a diretoria da Câmara Brasil Portugal no Ceará, estreou seus trabalhos em Lisboa. O primeiro seminário realizado pela Câmara foi neste fim de semana e tratou da área de construção, que pretende ganhar um fôlego novo no segundo semestre.


Se alguém se senta à sombra hoje, é porque alguém plantou uma árvore tempos atrás”

Warren Buffet, investidor norte-americano

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.

 

TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS