PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Economia: recuperação lenta e difusa

2017-06-02 01:30:00

O alto índice de endividamento no País e o medo do desemprego têm forçado a redução do volume de pedidos de financiamento. Pelos indicadores do Banco Central, o saldo das operações de crédito caiu 1% este ano, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).


O economista Allisson Martins explica que essa é uma das repercussões da queda nas vendas do comércio. Ou seja, as famílias estão pensando um pouco mais antes de adquirir bens duráveis e financiando menos as suas compras.


O peso dos juros é fator importante neste movimento de retração dos contratos de crédito. A velocidade de redução da Selic (taxa referencial) não é a mesma do mercado. A demora na queda dos juros para o consumidor final continua afastando o cliente dos seus possíveis desejos de consumo.


Devido a essas questões e à instabilidade política, o comércio tem reagido lentamente a alguns estímulos, como a injeção de recursos das contas do FGTS. Na avaliação do economista, a recuperação do comércio tem sido lenta, gradual e difusa, variando de acordo com o segmento.


CRISE


A FALTA DE UM CEREBELO POLÍTICO


O Brasil, mais do que nunca, precisa de lideranças que deem equilíbrio. Falta uma espécie de “cerebelo político”, alguém que garanta tônus muscular para o País conseguir andar.


O presidente Michel Temer ultimamente tem procurado apenas resistir aos escândalos. Ontem, ele destacou nas redes sociais o crescimento de 1% do PIB no último trimestre, calculado pelo IBGE, o que mostraria uma recuperação. Vale lembrar que esse olhar para o PIB representa um retrovisor e o País continua perplexo e paralisado, com reações pontuais de algumas atividades, que respondem mais rapidamente aos parcos estímulos do mercado.


GRANITO 1


HORA DO BENEFICIAMENTO


O Ceará ainda é um grande exportador de matéria-prima bruta na área de rochas ornamentais, mas começa a ser traçado um caminho para o beneficiamento desses produtos no Estado. O presidente do Simagran (Sindicato da Indústria Mármores e Granitos do Estado do Ceará), Carlos Rubens Alencar, tem conseguido fazer um trabalho junto com o Estado, cujos resultados estão aparecendo.


Duas grandes companhias de beneficiamento de pedras estão se instalando no Ceará: uma é a Mineração Gladstone, que abrirá unidade na ZPE; a outra é a Thor, com uma fábrica em Santa Quitéria.


Com a feira Fortaleza Brazil Stone Fair, Carlos Rubens acredita que essa participação de grandes investidores do setor deve aumentar e os projetos na área de beneficiamento também. A previsão é que as exportações de granito fechem 2017 em US$ 31 bilhões.


GRANITO 2


ATLAS MINERAL


Diante do crescimento do setor, há movimentações do governo e da indústria. A Adece lança um atlas mineral do Ceará, na Fortaleza Brazil Stone Fair, que teve início ontem, no Centro de Eventos; a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acompanha de perto a atividade; e o presidente da CNI, Robson Andrade, está sendo homenageado pelo segmento.


CALCÁRIO


NOVO PROJETO EM QUIXERÉ


Os investidores também apostam em novas plantas mineradoras. Foi aprovado ontem, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), o estudo de impacto ambiental para a exploração de mina de calcário na cidade de Quixeré, no Vale do Jaguaribe, em área localizada na divisa com o Rio Grande do Norte.


O projeto é da Mineração Belocal e deve produzir 200 mil toneladas de cal por ano. O produto será destinado à indústria local, especialmente da Companhia Siderúrgica do Pecém.


INVESTIMENTOS


DOIS PARQUES EÓLICOS NA IBIAPABA


Mesmo com a crise, os projetos de energia e mineração no Estado continuam andando. Na Serra da Ibiapaba, por exemplo, deve ser instalado um complexo eólico nos municípios de Carnaubal e Guaraciaba do Norte.


A empresa Millennium Wind II Ltda pretende construir três parques eólicos nas duas cidades. Serão 110 aerogeradores, com capacidade instalada de 275 megawatts, o que é suficiente para o abastecimento de 191 mil casas. Os projetos também já conseguiram aprovação no Coema.


EUSÉBIO


Mercado imobiliário


O Eusébio continua atraindo empreendimentos imobiliários de alto padrão. O próximo é voltado para o segmento de saúde: trata-se do Medical Center Eusébio, da Incorporadora Blue Star. A primeira fase da obra deve ser entregue até dezembro deste ano.


Estratégia requer pensamento, tática, requer observação”

Max Euwe (1901-1981), quinto jogador a ganhar o título de Campeão Mundial de Xadrez

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS