PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Executivos preocupados com preservação de receitas

2017-04-06 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A consultoria Deloitte fez uma enquete com executivos financeiros sobre os seus objetivos para os próximos 12 meses. Eis a reposta mais recorrente: preservar receitas e buscar eficiência.


O resultado da consulta indica bem o nível de tensão dos executivos. Além das dificuldades normais de gestão, há o clima hostil criado pela conjuntura e pelos pacotes de mudanças estruturais em regulamentações.


Os 112 profissionais que responderam a pesquisa, feita em março deste ano, mostraram o quanto andam estressados com as alterações regulatórias e pelas pressões com os resultados negativos.


A parte mais desgastante, segundo 61% dos executivos, está concentrada na estratégia. O problema estaria na ambiguidade das decisões internas das organizações. Este fato mostra como parte das empresas não sabe bem o que fazer diante da atual situação.


Essa questão é mais citada do que as pressões por mau desempenho da empresa e os processos de fusões e aquisições.


CRÉDITO


O QUE É SEGURO E O QUE É FRÁGIL?


Quem solicitar qualquer empréstimo em banco ou compra financiada no comércio terá uma visão clara de como é avaliado o seu emprego. Se for funcionário público, os riscos são considerados menores e os juros também acabam reduzidos. Se for autônomo, a análise é diferente, havendo em muitos casos dificuldades de comprovação de renda, o que aumenta os percentuais cobrados.


Com as mudanças nas relações trabalhistas, a tendência é aumentar essas diferenças. Embora a terceirização aprovada e sancionada pelo presidente Michel Temer não tire nesse primeiro momento os direito garantidos pela CLT, o indicativo é de um aumento do número de pequenos negócios, muitas vezes frágeis e sem planejamento, forçados pela necessidade.


Em suma: em médio prazo, caso nada seja feito, o crédito pode ficar mais difícil para os terceirizados em função da concorrência.


TERCEIRIZAÇÃO


MUDANÇAS NÃO DEVEM SER SUPERDIMENSIONADAS


O consultor jurídico da Fecomércio, Eduardo Pragmácio Filho, não acredita em grandes mudanças, no mercado, forçadas pela terceirização irrestrita. Dois pontos são destacados por ele: 1) Não deve ocorrer uma redução nos custos das empresas; 2) Também não é esperada nenhuma perda de direitos pelos trabalhadores.


Para as empresas, ele acredita que o impacto está restrito à questão da produtividade, que deve melhorar. Em relação aos trabalhadores, do ponto de vista jurídico, ele garante que não haverá prejuízo. Pragmácio fará palestra sobre o assunto amanhã, às 15 horas, na sede da Fecomércio.


PÁSCOA


CACAU CEARENSE


Alunos da Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), apresentarão hoje ovos de Páscoa fabricados com chocolate produzido no semiárido cearense. O trabalho é resultado de um projeto de introdução de novas culturas realizado pela Adece e Univale para plantio de cacau no Ceará.


ENDEAVOR 1


ESTUDOS SOBRE SCALE-UPS


Qual o impacto dos negócios que estão crescendo? A ONG Endeavor e o Insper fecharam parceria para estudar essa categoria de empresas, chamadas de “scale-ups” (negócios que crescem, geram riquezas e empregos). Será lançada uma cátedra para estudar o tema e facilitar a possibilidade de apoio da Endeavor a essas companhias. No Ceará, algumas empresas foram identificadas como “scale-ups”.


Neste grupo estão a Brisanet, San Paolo, A Tal da Castanha e Go Case, que recebem mentoria da Endeavor.


ENDEAVOR 2


SCALE-UPS X START-UPS


Existem vários mitos e verdades sobre as scale-ups. Primeiro, é preciso diferenciar entre scale-ups e “start-ups. A Endeavor, por exemplo, considera uma empresa como scale-up quando ela cresce mais de 20% ao ano por três anos consecutivos. Já as start-ups são pequenas empresas inovadoras.


IEL/CE


SEGURO EDUCACIONAL


O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) está lançando um seguro educacional para estudantes de MBA da instituição. O percentual do seguro será embutido nas mensalidades a partir da primeira turma de MBA em Gestão Industrial, que começa no próximo dia 17. Eis uma solução positiva decorrente da crise. A gerente de Educação e Carreiras do IEL, Aurinelli Freire, diz que a ideia é oferecer mais tranquilidade para os alunos terminarem seus cursos.


TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia recebe o consultor jurídico da Fecomércio, Eduardo Pragmácio Filho, e os executivos David Lessa e Tabosa Bezerra, da companhia Dinatec. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24)


Ninguém dá importância ao pão pela quantidade de pão que existe num país ou no mundo, mas todos medem sua utilidade de acordo com a quantidade disponível para si, e isso, por sua vez, depende da quantidade total”

Joseph Schumpeter (1883-1950), economista austríaco

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

 

TAGS