PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Construção civil: pé no freio dos lançamentos

2017-03-02 01:30:00
NULL
NULL

Quem trabalha na área da construção ainda terá de esperar um pouco para ver o setor deslanchar. Mesmo com as boas notícias deste início de ano (como o aumento dos financiamentos com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS), o mercado ainda está cauteloso.


O presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, acredita que, com a queda da inflação e das taxas de juros, haja um ânimo maior, mas nada semelhante ao que acontecia nos anos anteriores.

[FOTO1]

Não há previsão de novos lançamentos até agora; a expectativa é de uma pequena retomada no segundo semestre, dependendo de como se comportarem a política e a economia. “O estoque ainda está alto”, acrescenta.


O empresário afirma que o País já atingiu o fundo do poço, mas o crescimento será lento e sustentável se houver estabilidade política. A boa notícia é que, mesmo com todas as incertezas, os estandes de venda começam a ter um movimento melhor.

 

PORTO DAS DUNAS


INVESTIMENTO EM PAVIMENTAÇÃO


O Porto das Dunas é uma das regiões mais promissoras do Ceará: concentra grandes investimentos imobiliários e é uma das áreas mais procuradas no Carnaval. Mesmo assim, os anos se passam e as condições de pavimentação não melhoram. Com as chuvas do fim de semana, a quantidade de buracos aumentou, com os veículos tendo dificuldade de acesso aos condomínios locais.


Eis uma sugestão: os síndicos dos prédios da região deveriam se reunir, fazer a pavimentação e pedir desconto no IPTU.


RECEITA


VELOCIDADE NOS PORTOS


O superintendente da Receita Federal no Ceará, João Batista Barros, pretende melhorar a área aduaneira. A intenção é garantir maior velocidade nos trabalhos. Os exportadores agradecem: tempo com mercadoria parada no porto é igual a maiores gastos.


PANIFICADORAS


PREJUÍZO COM O CARNAVAL


O Carnaval deu prejuízo aos panificadores. O presidente do Sindipan, Lauro Martins, reclama que 2017 começou sem muito ânimo no setor e que fevereiro apresentou uma queda de 20% em função do feriado.


Apesar disso, ele está otimista com a recuperação da economia. As panificadoras já organizam a produção para a Páscoa, com linhas de novos produtos, mas o carro-chefe será o tradicional pão de coco, com o incremento de outros sabores.


PERSPECTIVA


HOTELARIA 2020


Os representantes das grandes redes de hotéis querem traçar um planejamento de longo prazo. No período de 17 a 19 de março, em São Paulo, haverá o Congresso Nacional de Hotéis (59º Conotel), evento do qual sairão as diretrizes políticas para o segmento até 2020.


IBEF E IBEF MULHER


FIM DO “CLUBE DO BOLINHA”

 

O novo presidente do Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (Ibef- CE), Raul Santos, toma posse no próximo dia 22, durante evento na Federação das Indústrias. Executivo da Dias Branco Participações, com apenas 43 anos, e especialização em Administração de Finanças, chega para oxigenar a entidade e tratá-la como instituição e empresa.


Em uma rápida entrevista à coluna, Raul adiantou algumas estratégias:


1) Aumentar o número de mulheres na entidade. Atualmente, o Ibef-CE possui apenas duas sócias (Marta Campelo e Cinthia Diógenes), mas esse número deve subir em breve para cinco. Outra novidade é a criação do Ibef Mulher, que será coordenado pela diretora financeira da BSpar Incorporações, Renata Paula.


2) Melhorar os planos de sustentabilidade. Uma das ações deve ser a criação de uma clínica financeira em áreas públicas da cidade, em parceria com a CDL Fortaleza.


TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia de hoje recebe o diretor-técnico do Sebrae-CE, Alci Porto; o empresário Sérgio Mendes, da companhia Meu Box Guarda Tudo ; e a partner da SBCoaching no Ceará, Técia Caetano. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24).


A economia é um tema difícil e técnico, mas ninguém quer acreditar nisso”

John Maynard Keynes (1883-1946), economista britânico

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Atacado e Varejo”, Eliomar de Lima.

 

TAGS