PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Cearáportos apresenta oportunidades no Complexo do Pecém

2017-03-16 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Os industriais cearenses tiveram uma aula do diretor-presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, sobre as condições atuais de desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Foi apresentado no início desta semana, na Fiec, o memorando de entendimento que será assinado no próximo dia 22, na Holanda, com o Porto de Roterdã, para ajudar a integrar atividades do CIPP, da ZPE e da área industrial.


Empresários e governo estão juntos neste processo. A palestra de Danilo Serpa faz parte da estratégia de entendimento do novo momento e das oportunidades que podem surgir. O convite para a apresentação partiu do presidente da Fiec, Beto Studart, para atualizar os empresários.


Uma comitiva formada por representantes do Estado e da Fiec embarca para Holanda neste fim de semana para acompanhar a assinatura do documento. O governador Camilo Santana viaja no domingo (preferiu passar o dia de São José no Ceará, rezando por um bom inverno), mas grupos de empresários já saem amanhã, com o objetivo de fortalecer a estratégia e trazer investimentos.

 

EXPORTAÇÃO 1


ABERTURA DE MERCADO


O segmento de exportação cearense passa por um período de transição. O início da operação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) marcou um novo momento, dobrando o volume de vendas no comércio internacional. Atualmente, a CSP já está entre as 30 maiores companhias exportadoras do País. A tendência é de entrada de novas empresas, que alimentem a cadeia produtiva do setor siderúrgico e que outros segmentos iniciem processos de importação e exportação.


EXPORTAÇÕES 2


JOIAS DAS CONCESSÕES


O CIPP, onde a Companhia Siderúrgica está inserida, representa a maior âncora de negócios do Ceará. Trata-se de um projeto de R$ 28,5 bilhões, com a perspectiva de geração de 50,8 mil empregos, dos quais 12,7 mil diretos e 38,1 mil indiretos. Há no local uma grande necessidade de infraestrutura. Somente a energia consumida na área chega a 17,8% do que é apresentado como demanda no Nordeste.


Tudo isso faz com que esse também seja um dos grandes projetos do programa de concessão. Uma ação conjunta entre empresários e governo é bastante louvável, principalmente diante da concorrência com outros estados que também buscam vender seus ativos para fazer caixa.


EXPORTAÇÕES 3


AUTONOMIA E LICITAÇÕES EM SUAPE


O governo de Pernambuco, por exemplo, informou esta semana que abril de 2017 ficará marcado na história do Porto de Suape. O Estado ganhou autonomia para realizar a concessão do empreendimento e poderá participar de licitações para um segundo terminal de contêineres. O projeto do governo pernambucano é transformar Suape em um hub de cargas.


APOIO TÉCNICO


ABRASEL EM SOBRAL


Os restaurantes de Sobral ganharão a partir de agora apoio técnico e jurídico da Abrasel, através da criação de uma unidade regional da entidade. O presidente da Abrasel- CE, Rodolphe Trindade, diz que a meta da entidade é apoiar os empresários, com a disponibilidade de benefícios e a oferta de cursos.


BRISANET


EMPREENDEDOR ENDEAVOR


O cearense José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet, está entre os finalistas do processo seletivo de empreendedores Endeavor, que ocorre no evento International Selection Panel (ISP), realizado esta semana no Rio de Janeiro. O anúncio dos selecionados ocorrerá amanhã.


BARNEY´S


FRANQUIA EM TERESINA


A hamburgueria Barney´s Burger inaugura no próximo mês sua primeira franquia fora do Ceará. A nova loja está sendo instalada em Teresina, em parceria com o Grupo Bittencourt, especialista em desenvolvimento e expansão. O proprietário da marca Barney´s, Marcelo Pimentel, diz que já há pedidos de 50 franquias.


TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia recebe o presidente do Sindiembalagens, Roberto Ramos; e o presidente da CT-Comércio Exterior do Ceará e Investimentos Estrangeiros, Rômulo Alexandre Soares. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24)


Acredito muito na sorte; quanto mais trabalho, mais ela sorri para mim”

Thomas Jefferson (1743-1826), ex-presidente dos Estados Unidos

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.

 

TAGS