PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

SDE cria conselho para plano bianual

2017-02-22 01:30:00

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), César Ribeiro, começa a construir o Plano de Desenvolvimento Setorial e Bianual para o Ceará. Estão sendo convocadas as entidades consideradas importantes no impulso da economia para uma reunião que ocorrerá no próximo dia seis de março.


O encontro representa o pontapé inicial para a compilação de ideias executáveis que formarão o documento. César Ribeiro pretende integrar os trabalhos das secretarias da Fazenda, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Infraestrutura, Desenvolvimento Agrário, Turismo, Relações Internacionais e do setor produtivo para garantir a unidade das ações e evitar perda de energia.


Entidades como Sebrae, Fiec, Fecomércio, Faec e Facic deverão ter dois representantes para apresentar propostas como prazo de execução imediato.


DESEMPREGO 1


ODE À IGNORÂNCIA


Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza (PED) com os números de janeiro deveriam ser divulgados hoje. Com a suspensão do levantamento, ficamos sem os indicadores de 2017. Essa é a primeira interrupção desde 2008.


Detalhe: existe crise também em Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Distrito Federal e Belo Horizonte, mas as pesquisas continuam em todos estes estados. Mas fica a pergunta: a quem interessa a interrupção desses indicadores? Não ter números locais do desemprego não quer dizer que ele, desemprego, tenha acabado.


DESEMPREGO 2


PROBLEMA FINANCEIRO OU POLÍTICO?


Nos bastidores, o que se fala é que a interrupção da PED não foi motivada apenas por problemas financeiros, mas também por questões burocráticas e falta de vontade política. Ou seja: não interessa ter indicadores desfavoráveis com o agravamento da crise.


Vale lembrar que em janeiro de 2016 a taxa de desemprego voltou a ter dois dígitos (10,2%) e terminou o ano em 13,4%. Eis a velha política de se tentar tapar o sol com a peneira...


PROFÉTICO 1


“TUPI AND NOT TUPI”


O economista Eduardo Giannetti, durante debate realizado na Fiec, terça-feira, disse que se colocava no grupo dos pensadores proféticos. Na sua visão, pertencem a essa categoria Oswald de Andrade, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro, que foram intransigentes em não se resignar a pensar o Brasil como uma cópia canhestra de um mundo caduco e doente que vemos no Ocidente. Portanto, seria preciso elaborar um modelo novo para o País e não simplesmente copiar os já existentes.


Em outras palavras: é preciso pensar com a própria cabeça.


PROFÉTICO 2


PARASITA E HOSPEDEIRO


Os desafios para desenvolver um modelo tupiniquim partem de todos os lados, e um deles é chamado por Giannetti de “biologia política”: é uma situação na qual o “parasita também é o hospedeiro”.


O exemplo prático deste fenômeno, apontado pelo economista, seria o domínio do PMDB, que esteve presente de forma parasitária em quase todos os governos anteriores e assumiu no ano passado a função de hospedeiro.


Outro fenômeno é a tentativa de separação entre corpo e mente, entre economia e política, como se tudo não estivesse no mesmo pacote.


PROFÉTICO 3


MENOS BRASÍLIA, MAIS BRASIL


Para transformar os recursos arrecadados com impostos em gastos mais efetivos, Eduardo Giannetti sugeriu aos empresários cearenses imaginar em um modelo político menos centralizado em Brasília.


Dentro desta visão, seria repensada a Constituição de 1988 e os recursos ficariam onde são arrecadados, sem ter de passarem pela União. A ideia gerou questionamentos sobre como ficariam as diferenças regionais.


FIEC


OTIMISMO CAUTELOSO


O presidente da Fiec, Beto Studart, avisa que passou a fase do mau humor dele diante do cenário econômico e que ele mesmo não é ciclotímico (ou seja, ele não muda a sua visão dos fatos de forma desproporcional). O empresário acredita na recuperação econômica do País de forma gradativa. “Sou partidário de um otimismo cauteloso”, acrescenta.


OPORTUNIDADES


TELEFONIA MÓVEL


O deputado federal Odorico Monteiro (Pros) passará o Carnaval discutindo telecomunicações. O parlamentar viaja segunda-feira a Barcelona, na Espanha, onde participará do Programa Ministerial da GSMA. O evento reúne líderes mundiais do setor para avaliar oportunidades na telefonia móvel.


É praga destes tempos que os cegos sejam guiados pelos loucos”

William Shakespeare (1564-1616), dramaturgo inglês

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

 

TAGS