PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Fortaleza Online: apenas 13% das atividades estão em desacordo

2017-02-17 01:30:00

Há um esforço da Prefeitura, Junta Comercial, Sebrae e outras entidades para tirar Fortaleza do ranking das cidades brasileiras que apresentam mais problemas para abertura de empresa. Conforme o último levantamento realizado pela Endeavor, a Capital está na última posição quando se fala em índice de tempo para os processos, mas isso tende a mudar.


O Programa Fortaleza Online da Prefeitura, por exemplo, têm tentado ampliar as vantagens competitivas em relação à atração de novos negócios. A secretária do Meio Ambiente, Águeda Muniz, avisa que os resultados já são visíveis: a plataforma disponibiliza 12 serviços prioritários (como licenças, consultas e autorizações) pela internet, com emissão de documentos imediata ou em até 48 horas.


O resultado disso é que já foram emitidos mais de 17 mil Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) pelo programa. Também foi realizada uma fiscalização dos licenciamentos online e verificou-se que apenas 13% das atividades estavam em desacordo com o plano aprovado na Internet.


O levantamento foi considerado um avanço e serviu para a aprovação do sistema como uma ferramenta adequada. O processo de verificação e fiscalização Fortaleza Online foi realizado pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).


PENALIDADES


INFORMAÇÕES DISTORCIDAS

A Seuma também avisa que quem fornecer informações distorcidas ao Fortaleza Online estará sujeito a penalidades. Eis algumas delas: retirada do cadastro do sistema; suspensão por até dois anos; e eventuais problemas de responsabilidade civil e criminal.


ADECE


CÂMARAS DEVEM ATRAIR INVESTIMENTOS

As Câmaras Temáticas e Regionais da Adece devem ganhar um novo papel: a atração de investimentos. A nova presidente da agência, Nicolle Barbosa, diz que as entidades vão atuar como parceiras na busca de projetos corporativos.


A ideia consiste em criar condições propícias para o Estado receber novos empreendimentos e melhorar a competitividade dos projetos instalados. Segundo Nicolle, será analisado o impacto dos trabalhos realizados pela Adece no aspecto regional. Traduzindo: no que eles contribuíram no desenvolvimento das diversas cadeias produtivas.


SDE


11 BILHÕES EM PROJETOS

Nicolle Barbosa faz um balanço positivo do seu trabalho na Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Do ponto de vista do volume de recursos atraídos, ela ressalta um total de R$ 11 bilhões. Em janeiro deste ano, a SDE registrou R$ 444 milhões, atraídos em protocolos que ainda passarão pela análise do Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial (Cedin), cuja reunião ocorrerá em março.


QUIXERÉ


EXPLORAÇÃODE CALCÁRIO

A fábrica de Cimento Mizu espera a licença prévia da Semace, em análise no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), para iniciar a exploração da mina de calcário Mineração Polimix. A mina fica na zona rural de Quixeré, no Vale do Jaguaribe, e deve começar a ser explorada no início de 2018.


O grupo tem uma jazida no Rio Grande do Norte, próxima à divisa com o Ceará, e pretende ampliar a sua produção.


IR


PESO DO IMPOSTO

Com o aumento do desemprego, o Imposto de Renda deve pesar mais no bolso do contribuinte. O governo, com sua ânsia em arrecadar mais, não está olhando para a situação de quem perdeu sua fonte de renda no final do ano passado. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Clara Germana Rocha, anda preocupada com o assunto e alerta que isso pode prejudicar outros agentes econômicos, como o comércio. Portanto, é preciso mais cuidado ao fazer a declaração de 2017.


PECÉM


DESEMPENHO AQUAVIÁRIO

O Porto do Pecém aumentou em 60% o seu movimento em 2016 e foi destaque no evento “Desempenho Aquaviário 2016”, realizado pela Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em parceria com a Fiesp, em São Paulo. O presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, destaca que o Porto está só no começo, com apenas 15 anos de funcionamento, e que o crescimento anual do empreendimento é de mais de 20%.


Com duzentas pessoas, é possível governar, administrar o Brasil com eficiência e transformá-lo em uma potência”


Roberto Campos (1917-2001), economista e ex-ministro do Planejamento


RÁDIO

O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

Adriano Nogueira

TAGS