PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará Portos vinculada à SDE?

01:30 | 16/02/2017

Empresários e executivos cearenses comentam as mudanças na Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). A informação que circula no mercado é de que a Ceará Portos ficará vinculada à SDE. Na época que foi iniciado o projeto do Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP) isso já era previsto, inclusive com uma coordenadoria só para atender a questão do porto, mas nada aconteceu.

O fato é que a SDE foi criada, mas não ganhou autonomia, nem os recursos necessários para cumprir o seu papel. Parece que esse problema começa a ser pensado agora e conta com uma forcinha externa.

A consultoria do Porto de Rotterdam, na Holanda, teria apresentado ao Governo do Estado a indicação de mudança de secretaria ao qual a Ceará Portos é vinculada. Em Recife, por exemplo, o Porto de Suape já é atrelado a SDE, em função das estratégias de desenvolvimento do Estado.

O secretário César Ribeiro, que assumiu recentemente a SDE, foi procurado pela coluna e confirmou que há um estudo neste sentido, mas que nada foi decidido até o momento.

Independente da mudança, ele diz que há um ótimo relacionamento com a Ceará Portos e o pensamento do governo é o de acelerar os projetos.

AECIPP

FÓRUM DE IDEIAS

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pécem (Aecipp) realiza amanhã o Fórum “Diálogos & Ideias”. Os associados do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos no Estado do Ceará (Simec) são os convidados de honra do evento, que discutirá o desenvolvimento sustentável do CIPP.

Vale lembrar que, devido às deficiências de estrutura, muitos secretários preferem ir ao local de helicóptero.

LUI PARLA!

HOMEM DE AÇO

Na semana passada a coluna destacou o silêncio do presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém, Eduardo Parente, que assumiu o cargo em outubro e ainda não havia recebido a imprensa para mostrar as suas prioridades.

O executivo resolveu romper o gelo e, no próximo dia 22, receberá jornalistas para mostrar a CSP, que exporta sua produção para 10 países.

DÓLAR

VIÉS DE QUEDA

O dólar continua em queda. Ontem, a cotação da moeda chegou a R$ 3,06. O Banco Central influenciou nos resultados através dos leilões de swap com vencimento em março, mas analistas do mercado acreditam que o BC poderá atuar de forma reversa para não deixar a moeda ficar abaixo de R$ 3,00, o que seria ruim para a exportação.

CUMBUCO

MERCADO DE SEGUNDA RESIDÊNCIA

O segmento de segunda residência tinha dado uma parada com a valorização do real em relação ao dólar e com a crise na área imobiliária, mas alguns projetos estão se consolidando.

A Diagonal, por exemplo, está entregando o VG Sun, que faz parte do complexo Cumbuco Village, em parceria com o grupo português Vila Galé. O empresário João Fiúza, da Diagonal, diz que “para imóvel não tem crise de segurança”.

No caso dos projetos na área do Cumbuco, ele explica que a região tem crescido, incentivada pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com estrangeiros (inclusive coreanos), adquirindo imóveis.

LIDE CEARÁ

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

O Lide Ceará negocia intercâmbio internacional. A presidente da entidade Emília Buarque tem conversado com instituições italianas e alemãs para enviar executivos locais para conhecerem projetos e experiências na área de energia alternativa. Já ocorreram conversas com Juan Barberis, presidente do Lide Itália, e com a vice-presidente do Lide Internacional, Fabiana Oscari-Bergs, também CEO do Lide Alemanha.

Hoje, o Lide fará uma homenagem ao fundador da Aço Cearense, Vilmar Ferreira.

BARNEY’S BURGER

MENTORIA DO SHIBA

Marcelo Pimentel, proprietário do Barney’s Burger e do restaurante Butcher’s 746, vai receber mentoria de Robinson Shiba, fundador do China In Box e do restaurante Gendai.

Shiba é especialista na área de franquia e o China In Box foi um dos pioneiros nos serviços de delivery no Brasil.

FORTBRASIL

ALINHAMENTO DE ESTRATÉGIAS

A Fortbrasil Administradora de Cartões de Crédito realizará sábado sua convenção anual, no La Maison. O objetivo é alinhar as estratégias para 2017, principalmente diante das possibilidades de mudanças no mercado.

O mundo é governado por personagens muito diferentes daqueles imaginados pelas pessoas que não contemplam os bastidores”

Benjamin Disraeli (1804-1881), ex-primeiro-ministro britânico

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.