Logo O POVO+
Uma publicação constrangedora
Foto de
clique para exibir bio do colunista

Uma publicação constrangedora

 
Uma foto, por si só, carrega vários sentidos. Quando olhada em um contexto, em um evento, ganha sua expressão e significância. Isso foi perceptível na semana que passou em uma postagem no O POVO.

Na quarta-feira passada, 24/1, logo após o julgamento que manteve a condenação do ex-presidente Lula, por 3 votos a 0, O POVO publicou, em seu perfil no Facebook, uma imagem que mostrava o placar da votação dos desembargadores com uma foto da mão do ex-presidente. Do lado do número 3, em destaque no primeiro plano, os dedos de Lula. Ao fundo, uma multidão.

Duas leituras foram marcantes para leitores que se incomodaram com a publicação: o posicionamento político, contra o ex-presidente, a partir de uma impressão de desdém e escárnio após o resultado do julgamento do TRF-4; e uma ideia de deboche com a deficiência de Lula, que não tem um dos dedos das mãos. Não creio que alguma delas tenha sido intenção do O POVO. Seria pouco responsável se assim o fosse.

De todo modo, foi uma escolha infeliz. A imagem é usada pela própria militância que apoia o ex-presidente como símbolo de força e de resistência. (O ex-presidente perdeu o dedo em um acidente de trabalho quando era metalúrgico.) “Ao longo da história, Lula se apropria do estigma como marca e força – tanto que a imagem foi usada pela assessoria dele em diversos momentos e isso também não é desprovido de sentido e intenção. As imagens não são inocentes ou ‘puras’”, destaca a jornalista Iana Soares, editora do Núcleo de Imagem do O POVO.

Em outro contexto, a imagem teria sentido positivo. Na publicação do Facebook O POVO Online, ganhou ares de gozação. “No post, não há uma simples exposição da imagem. Foi um erro grande. A avaliação feita por muitos leitores (e por mim) não é implicada apenas por paixões e ânimos acirrados, mas por associações simples do senso comum, reforçadas pela relação entre imagem e texto”, avalia Iana.  

 

Repercussão negativa


O dia estava tenso, com o Brasil eufórico e polarizado política e ideologicamente. Desde cedo, O POVO anunciava que seria um dia “histórico” e mantinha uma cobertura séria, com análises fundamentadas. Ao fazer essa publicação em uma mídia do Grupo, põe-se toda a cobertura em suspeição.

Recebi do leitor Américo Souza, historiador e ex-membro do Conselho de Leitores do O POVO, um longo email, em que classifica o caso como uma “vulgar expressão de sensacionalismo grosseiro e flagrante manifestação de parcialidade política”. Para ele, faltaram discernimento, responsabilidade e ética. “Ao fazer uso de uma imagem da mão mutilada do Sr. Luiz Inácio como fundo ilustrativo do placar da votação de seu julgamento, O Povo inequivocamente se pôs ombreado aos adversários políticos que tomaram como meta a desconstrução dele e de seu legado para as lutas populares no Brasil”, observou.

Para a leitora Anna Karine Lima, a publicação foi inadequada: “Que mau gosto, para não ter de perder meu tempo procurando outro adjetivo”. Samuel Miranda, professor, enviou: “Existem o repórter, o chefe de redação e o editor. Todo mundo fez uma escolha infeliz? Esperamos uma retratação do jornal”. O leitor Herlanio Evangelista Silva se sentiu ofendido: “Como deficiente, me sinto atingido pela publicação. Peço que O POVO se retrate em primeira página”.

A repercussão foi tão negativa que a postagem foi apagada poucos minutos após a publicação. Era minimamente o que se poderia fazer para amainar os efeitos desagradáveis da reverberação do caso. Mas foi pouco. Não bastava apenas ter excluído a foto. Um pedido de desculpas, um comunicado público indicando o equívoco, alguma satisfação teria de ser dada aos inúmeros leitores que se sentiram insultados.

“Erro de avaliação”


Érico Firmo, coordenador do Digital e editor do O POVO Online, reconheceu que houve “um erro de avaliação” ao se pensar que, pelo fato de a imagem ser usada constantemente por Lula e pelo fotógrafo, não teria a leitura que teve: “A intenção da foto em nenhum momento foi de debochar, fazer gracinha, tripudiar da deficiência de Lula e/ou do resultado do julgamento. Lamentamos e pedimos desculpas àqueles a quem ofendemos. Ainda que tenha sido o resultado, de forma alguma era esse nosso objetivo ou desejo”. Segundo ele, a imagem seria usada com qualquer resultado. Foram feitas simulações com quatro placares, contrários e favoráveis a Lula.

A questão não foi simplesmente o uso da imagem. Foi o contexto em que ela está inserida. Deu amplamente margem à interpretação de ofender o personagem em questão e os leitores que entenderam ter ali um posicionamento político. Em casos assim, o cuidado deve ser multiplicado. Não se deve pôr a perder todo um esforço de noticiar com rigor a partir de uma postagem equivocada e inoportuna. 

Foto do

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?