PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Imóveis: interrupção no fluxo de queda

2019-02-05 04:37:25

Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas de poupança somaram R$ 6,05 bilhões até dezembro. Esse foi o melhor resultado alcançado pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), com elevação de 24,1% em relação a novembro. O número, comparado a dezembro de 2017, é ainda melhor e alcança 64,4%.

Embora o cenário não seja confortável, em função das altas taxas de desemprego, esse indicador tem ajudado a motivar o setor. Somados todos os resultados de 2018, foram aplicados R$ 57,4 bilhões na aquisição e construção de imóveis, com elevação de 33% em relação ao apurado em 2017.

Os números são da Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), que constatou, em 2018, uma interrupção das quedas dos financiamentos ocorridas nos últimos três anos. Pelos cálculos da entidade, deve haver um crescimento de 7% nos financiamentos para construção ou aquisição de imóveis.

Construção

EXPECTATIVAS DE RECUPERAÇÃO EM 2019

Os empresários da construção civil do Ceará, diante desse cenário, mantêm expectativa de recuperação em 2019. Os indicadores do setor no Estado registraram queda em dezembro, segundo os dados do documento Sondagem da Construção, elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A perspectiva é de realização de novos empreendimentos e serviços, com aumento da compra de matérias-primas, insumos e alocação de empregados.

Senac

NOVA UNIDADE EM MAIO

O Senac Ceará inaugura a unidade que vai funcionar na Avenida Desembargador Moreira no mês de maio. A nova sede ofertará cursos de gestão empresarial, inclusive com parcerias internacionais.

O diretor regional do Sesc/Senac, Rodrigo Leite, viaja sexta-feira para Londres, onde serão expostas mostras de artistas e artesãos locais, e fechadas novas parcerias.

CIPP

PARTICIPAÇÃO EM FEIRA INTERNACIONAL

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) estará presente na Fruit Logística, feira internacional de fruticultura que acontece em Berlim, na Alemanha. O Porto do Pecém é destaque na movimentação de frutas. No ano passado, foram 92.108 toneladas de frutas frescas movimentadas.

Câmara ítalo-brasileira

DEBATE SOBRE O CENÁRIO ECONÔMICO

Os possíveis cenários econômicos para 2019 serão discutidos durante o I Ciclo de Debates Itália-Nordeste, que ocorrerá amanhã, às 17 horas, na Fiec. O evento é promovido pela Câmara Ítalo-brasileira e terá como palestrantes o executivo Ênio Viana, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Executivo e Finanças (Ibef-CE), e Fábio Araújo Pinheiro, sócio diretor da Capitale.

A mediação será do doutor em Relações Internacionais e Cooperação para o Desenvolvimento pela Unistrapg (Perugia/Itália), Sérgio Brasilis.

TAGS