Logo O POVO+
Marca Handara investe no mercado português
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Marca Handara investe no mercado português

 (Foto: )
Foto:

A marca cearense Handara, cinco anos após sua primeira experiência fora do Brasil, volta ao mercado internacional. A companhia pretende adotar o modelo de negócio de venda direta como estratégia para a sua expansão.

O primeiro país escolhido foi Portugal, onde a empresa iniciou o processo de internacionalização. "Nós tivemos uma experiência em Cascais, vila portuguesa que recebe muitos turistas. Nosso produto foi muito bem aceito, por isso, estamos de volta", conta Lúcio Albuquerque, presidente da Handara. A ideia é chegar a outros países através de e-commerce.

Em Portugal, a empresa já montou uma representação e terá um showroom em Carcavelos, que fica próximo a Cascais.

Painel Food Service

LOJAS FÍSICAS
X DELIVERY

O empresário Jorge Lima, co-fundador do Delivey Mall (considerado o primeiro shopping de delivery do Brasil), apresentará o conceito de eficiência logística durante o 2º Webinar, que será realizado quarta-feira, às 16 horas, através do site www.painelfoodservice.com.br. O evento terá um painel sobre food service e discutirá oportunidades e números do setor.

Emprego 1|

DERROCADA DA FORMALIZAÇÃO NO BRASIL

A coluna de sábado abordou o tamanho do desafio do Ceará, que acumulou um saldo negativo de 58.424 postos de trabalho durante o período entre 2015 e 2018, mesmo com um desempenho positivo de 19.625 empregos no ano passado. Em uma série histórica de 20 anos, elaborada com base no Cadastro Geral de Geração de Emprego (Caged), sem ajuste, o período de 2015 a 2018 foi o pior desempenho do estado.

A coluna recebeu sugestão de leitores para apresentar também os números nacionais, para uma melhor leitura do contexto do período analisado. Eis esses dados no quadro.

Emprego 2|

CRESCIMENTO DE 2003 A 2012

Os números do Caged mostram semelhanças entre os resultados do Ceará e o do Brasil no comportamento da geração de emprego nos últimos 20 anos. Houve um crescimento maior de 2003 a 2012, com políticas econômicas específicas, como incentivos fiscais a vários segmentos produtivos.

Nesse período, também foram implantadas políticas ativas voltadas ao mercado de trabalho. Vale ressaltar o desempenho de atividades como a da construção e outros setores produtivos, que ajudaram a manter os empregos formais.

Emprego 3|

CEARÁ É O TERCEIRO EM ESTOQUE

O Ceará representa apenas 3% do estoque de empregos nacionais. Apesar disso, tem mantido bons resultados no que se refere à inserção de profissionais no mercado através do sistema público de emprego. O estado é o terceiro maior gerador de empregos, através do sistema público, do País.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?