Logo O POVO+
Otimismo e discordâncias com futuro governo
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Otimismo e discordâncias com futuro governo


O clima entre empresários e economistas é de otimismo para 2019.

No Ceará, a pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), realizada através de parceria entre a Fecomércio-CE e o Conselho Regional de Economia (Corecon-CE), comprova o desenho de um cenário mais favorável para o desenvolvimento econômico, com base em critérios como previsão de juros, inflação e perspectiva das principais reformas consideradas urgentes (previdência e fiscal).

 

A previsão é de que o começo de 2019 seja de ajustes, devendo haver uma recuperação econômica mais substancial no segundo semestre. Esse clima de harmonia com a classe empresarial, entretanto, pode azedar por conta de alguns embates importantes.

 

O primeiro deles é o corte nos recursos do Sistema S proposto pelo futuro superministro Paulo Guedes. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) já saiu em defesa dos recursos, que garantem os serviços do Senai e Sesi, dentre várias outras entidades.

 

No caso do Ceará, além do Sistema S, o sentimento entre alguns industriais locais é de que quem mexer com o Banco do Nordeste "arderá no fogo do inferno"...

 

Fundo

 

EQUILÍBRIO FISCAL

O Governo do Estado conseguiu aprovação da mudança na alíquota do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal. A partir de primeiro de janeiro, será de 9% e, em 2020, passa para 7%.

 

Nova Vara 1

 

CRIMES CONTRA ORDEM TRIBUTÁRIA

O Tribunal de Justiça inaugura hoje, às 9 horas, a Vara de Crimes contra a Ordem Tributária da Comarca de Fortaleza. Com a unidade, deverá haver celeridade nos julgamentos de crimes relacionados à sonegação de impostos, tais como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS), entre outros. Os casos relacionados a esses temas ficavam antes nas seis Varas de Execução Fiscal.

 

Desconto de 80%

 

BAZAR MODA DO BEM

No próximo final de semana, das 8 horas às 18 horas, no Maraponga Mart Moda, haverá o Bazar Moda do Bem. Aproximadamente 300 marcas de artigos de vestuário oferecerão descontos de até 80%.

 

A ação será em prol do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon).

 

"O pior que pode acontecer a um economista é ser aclamado por aqueles a quem deve regular”
Roberto Lavagna, economista argentino

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 13 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: fdr.org.br/tvopovo

 

Nova Vara 2

 

CONTRIBUINTES X SONEGADORES

O presidente do Sindilojas, Cid Alves, destaca que é preciso fazer a distinção entre "sonegador" e "inadimplente", para que o contribuinte não seja prejudicado.

 

Ele destaca que nenhuma entidade empresarial apoia a sonegação; mas as mudanças em curso, inclusive com as medidas adotadas pela Sefaz, que atribuem corresponsabilidade tributária a sócios e administradores por débitos fiscais de suas empresas, podem gerar desgaste entre as entidades e a Secretaria.

 

Estado

 

CRIAÇÃO DE CONSELHO FISCAL

Foi aprovado, segunda-feira, um projeto de Emenda Constitucional que institui o Conselho de Governança Fiscal do Estado. Com o Conselho, os órgãos responsáveis pela execução do orçamento estadual terão de alinhar informações e deve haver maior controle dos gastos para garantir o equilíbrio fiscal.

 

Balanço

 

Resultados da SDE

O secretário de Desenvolvimento, César Ribeiro, está tranquilo em relação às mudanças que devem ser feitas pelo governador Camilo Santana. Ele explica que a pasta conseguiu alcançar bons resultados - entre eles, a assinatura do contrato com o Porto de Roterdã.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?