Logo O POVO+
Modelo jurídico para cessão de terrenos na ZPE já pronto
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Modelo jurídico para cessão de terrenos na ZPE já pronto


O modelo jurídico para a instalação de empresas de granito na ZPE Ceará finalmente foi concluído. Com a parceria com o Porto de Roterdã, as empresas interessadas em se instalar na área tiveram que esperar a solução de um processo, que determinará a forma de contrato para a instalação das empresas.

 

O secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, afirma que será feita uma cessão onerosa. Ou seja: deve ser transferida a posse do terreno para as companhias, que abrigarão uma espécie de condomínio na ZPE.

Com a formatação dos contratos pronta e o modelo jurídico aprovado, ficará mais fácil deslanchar os projetos. Em 2016, vinte empresas de granito assinaram protocolo de intenção com o governo do Estado para se instalar na ZPE; algumas dessas companhias já abriram unidades no Interior, mas continuam interessadas na Zona de Processamento de Exportação.

 

Refinaria

 

ANÁLISE CHINESA

O ano de 2018 está terminando e o projeto da refinaria através de acordo com empresas chineses não obteve resultado. O projeto, segundo o secretário César Ribeiro, ainda passa por processo de análise da companhia.

 

Ceará

 

FECHAMENTO DE POSTOS

O Sindipostos-CE contabiliza o fechamento de aproximadamente 140 postos de gasolina em 2018. Além da crise, a política de preços da Petrobras foi determinante para o aumento das dificuldades. Há uma queixa sobre a velocidade nas mudanças repassadas para as distribuidoras e, consequentemente, para os postos, com a atualização diária de preços.

 

No caso do Ceará, o sindicato reclama dos problemas na logística que encarecem a gasolina. Como não há locais suficientes para armazenagem de combustíveis, o produto fica estocado em navios, aumentando a conta do setor. Esse problema só poderá ser resolvido com a transferência da tancagem para o Pecém.

 

CDL

 

BLACK FRIDAY LONGE DO NATAL

O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, prevê resultados melhores para este Natal. O comércio do Centro funcionará no domingo (até o último cliente) e na segunda-feira até as 18 horas.

 

Mesmo com um prognóstico de crescimento das vendas de 5%, ele reitera que as promoções de Black Friday atrapalham o Natal. Na sua avaliação, a Black Friday deveria ocorrer em um período bem distante do fim de ano, durante os períodos de troca de coleção.

 

"O centro de gravidade do Brasil é o futuro”

Eduardo Giannetti da Fonseca, economista

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 13 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: fdr.org.br/tvopovo

 

Estado

 

MANUTENÇÃO DE SECRETÁRIOS

Empresários apostam na permanência de alguns secretários na equipe do governador Camilo Santana: Arialdo Pinho e César Ribeiro. No primeiro caso, há uma pressão do setor do turismo para que Arialdo permaneça e continue o trabalho desenvolvido até agora. No segundo caso, há o reconhecimento relativo aos acordos para a parceria com Roterdã.

 

ABIH 1

 

NOVA SEDE EM BRASÍLIA

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH nacional) vai inaugurar em janeiro sua nova sede em Brasília. Para 2019, a entidade deve ter uma atenção redobrada com os projetos em tramitação no Congresso, que podem facilitar o andamento do setor.

 

Uma das pautas é a legalização dos cassinos. Já há um projeto para o Ceará.

 

ABIH 2

 

MALHA AÉREA

O turismo deve ser um dos motores da economia em 2019. O segmento tem a vantagem de responder rapidamente aos incentivos dados. Com a manutenção do Ministério do Turismo e a liberação do capital estrangeiro, a expectativa é de uma velocidade maior na entrada de empresas aéreas e de redução nos preços das passagens.

 

Vale lembrar que o problema da malha aérea nacional era considerado o grande entrave ao crescimento do setor.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?