Logo O POVO+
Governador quer RH estratégico
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Governador quer RH estratégico


As alianças feitas pelos governos para as eleições possuem um peso enorme para a sociedade. E isso precisa mudar. É necessário mais profissionalismo e menos politicagem para administrações eficientes.

 

As negociações entre partidos devem ser claras para sociedade e ocorrer antes das eleições, para que os governos não fiquem reféns das tentativas de imposições de nomes de afilhados políticos. É preciso uma visão de estado, algo que fuja da pequenez da disputa de cargos. Portanto, o governador precisa ter liberdade de escolher o seu secretariado da forma como achar melhor e será cobrado por isso.

 

Os governadores Camilo Santana (PT), Paulo Hartung (sem partido, que deixa o governo do Espírito Santo no final deste mês) e Eduardo Leite (PSDB), que assumirá o Rio Grande do Sul, assinaram ontem, em conjunto, artigo publicado na Folha de São Paulo falando do assunto.

 

Em síntese, os três governadores destacam a necessidade de montagens de áreas de recursos humanos estratégicas no setor público, formadas pelos melhores quadros técnicos. Os governadores ressaltam que precisam de um amparo de metas menos burocráticas, flexíveis; quase uma utopia diante da realidade atual, mas uma necessidade real nas administrações.

 

| Estado 1 |

 

GESTÃO DE PESSOAS E NOVAS TECNOLOGIAS

Em relação ao Ceará, no que se refere aos funcionários comuns, a avaliação da Secretaria de Planejamento do Estado é de que existem servidores com potencial de crescimento; mas, ao mesmo tempo, eles precisam de motivação, além de uma transformação na política de gestão de pessoas.

 

"O estado precisa pensar em gente, em gestão de pessoas e em novas tecnologias", afirma o secretário da pasta, Maia Júnior.

 

| Estado 2 |

 

DESAFIOS DA PRÓXIMA GESTÃO

O governador Camilo Santana enfrentará grandes desafios para a implantação do desenho proposto para a reformulação do estado. Além de questões ligadas à gestão de pessoas, há outro ponto crucial: a reforma fiscal. Essa é uma necessidade para que o governo continue investindo, cresça e reduza as desigualdades.

 

Ou seja: o Ceará precisa de gestão eficiente e boa governança.

 

| Tecnologia |

 

IRACEMA DIGITAL TERÁ MOEDA

O Instituto Iracema Digital, lançado em novembro durante a Feira do Conhecimento, promovida pela Secitece, terá moeda própria, inspirada no modelo desenvolvido pelo Banco Palmas.

 

O presidente da Secrel, Ricardo Montenegro Liebmann, destaca que há um modelo de integração digital, com um ecossistema formado por universidades, empresas e governos, que será aplicado no próximo ano. O instituto é uma associação privada, sem fins lucrativos.

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 13 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: fdr.org.br/tvopovo

 

UVA

 

25 ANOS DA GRENDENE

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) lançou livro sobre a Implantação da Grendene em Sobral. Trata-se de uma reflexão sobre o impacto do empreendimento na região, do ponto de vista econômico e social. O livro foi organizado pela vice-reitora da UVA, professora Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque e pela psicóloga e coordenadora de Desenvolvimento Humano da Grendene, Ana Lívia Pongitori Gifoni Rangel.

 

"A política é uma guerra sem efusão de sangue, e a guerra política é sangrenta"

Mao Tsé-Tung (1893-1976), fundador da China comunista

 

| Intercâmbio |

 

INVESTIMENTOS NOS ESTADOS UNIDOS

Continuam em alta os investimentos de brasileiros nos Estados Unidos. O Escritório Rodrigues de Albuquerque Advogados - RDA percebeu as oportunidades e firmou parceria com o escritório norte-americano "Negocios USA Law Firm", com o objetivo de promover esses intercâmbios.

 

Uma agenda para 2019 está sendo montada, com eventos para tirar dúvidas sobre imigração, constituição de empresas, aspectos tributários e comerciais.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?