Logo O POVO+
Comércio reclama de falhas no sistema da Sefaz
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Comércio reclama de falhas no sistema da Sefaz


Falhas no sistema da Secretaria da Fazenda vêm ocasionando prejuízos e transtornos ao comércio. A elevada quantidade de problemas tem interferido no funcionamento das atividades, com cancelamento de vendas e dificuldades para impressão do cupom fiscal.

 

Os lojistas reclamam que o aplicativo da Sefaz tem ficado muito tempo fora do ar, causando reclamações dos consumidores, culminando muitas vezes com a desistência do cliente.

 

Representantes do comércio encaminharam ao secretário de Fazenda, João Marcos, documento solicitando a substituição dos equipamentos atuais.

Medidas

 

PROTESTOS CONTRA DÉBITOS FISCAIS

As entidades do comércio também protestam contra as medidas adotadas pela Sefaz que atribuem corresponsabilidade tributária a sócios e administradores por débitos fiscais de suas empresas. O Sindilojas Fortaleza entrou com ação judicial, e a Fecomércio também já estuda medida contra decisão.

 

A Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) tem cobrado os sócios (pessoa física) pelos débitos fiscais contraídos nas atividades empresariais da pessoa jurídica. O Sindilojas argumenta que esse é um ato ilegal.

 

Governo

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL

Os embates com a área fiscal do governo vêm aumentando, mas o Estado pretende trabalhar com um viés educativo. Na última sexta-feira, foi publicado a lei que institui o Programa de Educação Fiscal do Estado, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância do tributo e do controle social.

 

Cinzas

 

TÉRMICAS TERÃO ESTRADA DE ACESSO

O Complexo Termelétrico do Pecém reutilizará as cinzas de carvão na pavimentação da estrada de acesso que liga a CE-085 às térmicas. Os resíduos, subprodutos da geração de energia elétrica, serão usados em camadas que formam a base da estrada.

 

O trabalho é fruto de pesquisa desenvolvida pelas companhias EDP Brasil e Eneva, em parceria com a Universidade Federal do Ceará. O investimento é de R$ 4,1 milhões.

 

"Do ponto de vista do interesse geral e do bem comum, é preferível tributar os ricos a tomar emprestado deles”

Thomas Piketty, economista francês

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 13 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal:
fdr.org.br/tvopovo

 

IBPT

 

QUEDA DOS ÍNDICES DE SONEGAÇÃO

Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que a sonegação no Brasil vem caindo, mas ainda corresponde a 17% do seu faturamento. O índice em 2002 era de 32%.

 

2018

 

RESULTADOS DO INSTITUTO JCPM

Os resultados do Instituto JCPM de Compromisso Social em 2018 devem ser comemorados. Foram realizados em Fortaleza cerca de dois mil atendimentos nos programas de qualificação para o varejo, nas oficinas multidisciplinares e no aperfeiçoamento de jovens das comunidades dos bairros Papicu e Presidente Kennedy.

 

Turismo

 

EVENTOS ATÉ 2022

O setor de turismo termina o ano de 2018 fortalecido pelas conquistas do hub aéreo e dos eventos já captados. A presidente do Visite Ceará, Ivana Bezerra, explica que já foram fechados congressos, principalmente na área de saúde, até 2022.

 

O setor de eventos é uma das maiores apostas para o turismo nos próximos anos. As entidades ligadas ao segmento pretendem trabalhar em conjunto com as câmaras de comércio e captar congressos internacionais para realização em Fortaleza.

 

Supermercados

 

AMPLIAÇÃO DE LOJAS

Os supermercados atravessam um período de expansão que só pode ser comparado à atividade de farmácias. Apesar disso, o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) e do Grupo Centerbox, Gerardo Albuquerque, ressalta que não houve elevação dos resultados das empresas, mas ocupação de espaços para a manutenção da sobrevivência diante da concorrência.

 

O Centerbox, que tem 34 anos, abriu duas lojas em outubro e pretende inaugurar mais duas no início de 2019.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?