Logo O POVO+
A "grama" do vizinho potiguar...
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

A "grama" do vizinho potiguar...


O repasse da exploração de campos maduros da Petrobras para algumas empresas já provoca alguns questionamentos. Um deles é sobre as condições operacionais das companhias.

 

No Rio Grande do Norte,o futuro senador Jean-Paul Prates, que assume em 2019 a cadeira de Fátima Bezerra (PT), eleita governadora do estado,se manifestou sobre a capacidade da companhia 3R Petrolium, que conseguiu a cessão de 34 campos de produção terrestre de petróleo.

 

O problema estaria na falta de histórico operacional da companhia. Ele diz que o processo precisa de garantias.Jean-Paul ressalta que a Agência Nacional do Petróleo tem por ofício aprovar qualquer cessão e verificar os componentes financeiros, operacionais e jurídicos.

 

Em entrevista à coluna, ele destacou que não é contra os contratos financeiros, mas diz que eles devem ser feitos com responsabilidade."Não sou contra a venda, mas é preciso fazer a venda direito, não servindo apenas para melhorar o caixa", acrescenta.

 

Comercialização

 

ATIVOS NO CEARÁ

No Ceará, existe quase que um silêncio total sobre os rumos dos campos em terra e no mar da Petrobras, como também sobre a usina de Biocombustíveis em Quixadá, que foi desativada. É como se as operações no estado não tivessem nenhum valor.

 

Embora a bacia cearense não tenha a mesma dimensão da potiguar, os campos locais precisam de atenção. Na Fazenda Belém, por exemplo, há óleo pesado. Existem complicações para produção, mas há experiências internacionais que mostram a possibilidade de exploração.

 

Existem editais tramitando sobre a oferta de venda da Fazenda Belém e outros ativos no Ceará, mas parece não haver interesse em acompanhar esses processos.

 

Apimec


NOVA GESTÃO

Os economistas Célio Fernando e Ricardo Coimbra foram eleitos para a presidência da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec Nordeste). O novo conselho da entidade, formado por sete membros, tem na sua composição Lucianita Queiroz Holanda Araújo, também veterana na liderança da entidade.

 

"Em política econômica, tão importante quanto o rumo é a dosagem"

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 13 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através o portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Entidades

 

MOBILIZAÇÃO PELA SETUR

Não há nenhuma confirmação oficial, mas os boatos sobre uma possível extinção ou fusão da Secretaria de Turismo com outra pasta geraram um movimento na classe empresarial. O primeiro a se manifestar foi o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH- Ceará), Eliseu Barros. A presidente do Visite Ceará/FC&VB;, Ivana Bezerra Rangel, também lançou nota destacando a relevância da pasta.

 

O grande questionamento é sobre as razões dessa ameaça, já que a secretaria vem dando resultados.

 

Farmácias

 

Paraíso dos hipo condríacos

Os quadriláteros da Aldeota parecem ter o maior volume de pessoas doentes de Fortaleza. Próximo à Praça Portugal está sendo construída mais uma farmácia Drogasil; na Avenida Santos Dumont, outra Drogasil. Detalhe: há menos de um quarteirão de duas Pague Menos e nas proximidades de três Extrafarma.

 

Conselho 1

 

PARCERIA SEBRAE/FIEC

A parceria entre o Sebrae e Federação da Indústria (Fiec) foi intensificada com a eleição de Ricardo Cavalcante para presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará. Vale lembrar que Ricardo é diretor administrativo da Fiec e presidente do Sindminerais.

 

Também foi eleito, para o Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, o presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e do Sindialimentos, André Siqueira.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?