Logo O POVO+
Petrobras: privatizações em processo no Ceará
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Petrobras: privatizações em processo no Ceará


O mercado se prepara para mudanças na Petrobras, com o anúncio da troca de comando da empresa.

 

Na verdade, na época de campanha, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, comentava uma possível divisão da empresa em três ou quatro segmentos, que incluísse refino, distribuição, transporte, e a área composta de exploração e produção.

 

Analistas do setor dizem que há uma forte pressão nacional e internacional para que o refino seja privatizado em parte. A vantagem é que com esse modelo, a Petrobras manteria abrangência em exploração e produção.

 

Esse modelo, entretanto, é considerado discutível. Especialistas da área dizem que normalmente as empresas de petróleo ganham dinheiro com a distribuição e comercialização. O setor de exploração e produção também é lucrativo, mas concentra investimentos volumosos e maiores riscos.

 

O consultor da RPR Engenharia e Consultoria em petróleo e energias, Ricardo Pinheiro, explica que um poço do pré-sal custa aproximadamente de 50 a 60 milhões de dólares e pode não ter nada.

 

No caso do Ceará e do Rio Grande do Norte, os poços estão em declínio de produção natural. Apesar disso, são consideradas as oportunidades no mar, em águas profundas. "Há aproximadamente seis anos foram descobertas acumulações de hidrocarbonetos no Rio Grande do Norte (Campo de Pitu) e, no Ceará, um campo ainda não denominado que fica ao norte de Paracuru, em águas profundas. No que temos hoje em produção, praticamente todos os campos marítimos (águas rasas) estão à venda", acrescenta.

 

Ou seja, já há um processo de venda de ativos em curso

 

Petrobras 1

 

CAMPOS OFERECIDOS AO MERCADO

A relação da Petrobras com o Ceará é complicada e repleta de decepções com projetos de refinarias. A companhia possui áreas em terra oferecidas ao mercado, como o Campo de Fazenda Belém, em Aracati e Icapuí, cuja venda ainda está em andamento.

 

Ricardo Pinheiro informa que o Programa Topázio disponibilizou para o mercado todos os campos terrestres no Brasil. Tem ainda o Projeto Ártico, com a venda dos campos marítimos em águas rasas. "No Rio Grande do Norte, mais de 50 campos estão em processo de venda. Mas ainda existem os processos de biocombustíveis, parados desde o Governo Dilma (Biodiesel de Quixadá e Biodiesel de Guamaré)", ressalta.

 

A produtividade não é tudo, mas a longo prazo é quase tudo”

Paul Krugman, economista norte-americano

 

Comércio


NOVA DIRETORIA DA CNC

A nova diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), encabeçada pelo empresário amazonense José Roberto Tadros, tomou posse ontem. O discurso da nova liderança é de total apoio a equipe econômica do presidente eleito Jair Bolsonaro, principalmente no que se refere a realização de reformas, como simplificação tributária.

 

Vale lembrar que tomou posse ontem, na vice-presidência administrativa da CNC, Luiz Gastão Bittencourt da Silva (foto), presidente licenciado da Fecomércio-CE.


RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 13 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Petrobras 2

 

REFINARIA QUE PODEM ENTRAR NAS PRIVATIZAÇÕES

No patrimônio da Petrobras no Ceará e no Rio Grande do Norte restam ainda as refinarias Lubnor e a Clara Camarão. Ricardo Pinheiro explica que a Lubnor processa aproximadamente 8 mil barris por dia. Já a Clara Camarão possui capacidade para processar em torno de 45 mil barris por dia. Ambas são consideras fortes candidatas a privatização.

 

Todos esses temas devem ser discutidos no Fórum Onshore Potiguar 2018, que será realizado de 27 a 29 deste mês, em Mossoró.

 

Senac

 

NOVA UNIDADE NO RIOMAR FORTALEZA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac-CE) abre hoje unidade no Shopping RioMar Fortaleza, com uma proposta de cursos de curta duração. Até o final do ano, por exemplo, serão ofertadas 123 oficinas para cerca de 2.500 alunos por mês.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?