Logo O POVO+
Mobilização por recursos do FNE
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Mobilização por recursos do FNE


Enquanto esquenta a bolsa de apostas sobre os nomes com chances de assumir a presidência do Banco do Nordeste em 2019, a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) tenta mobilizar parlamentares a fim de garantir recursos para a instituição.

 

A preocupação é com a manutenção do veto 22/2018 (referente à Lei 13.682/2018), que estava ontem na pauta de votação do Congresso Nacional. A AFBNB teme o esvaziamento do BNB, caso os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) passem a ser compartilhados também com o BNDES.

 

A proposta tenta equalizar juros mas, nesse período de transição política, há uma queda de braço entre as instituições para se fortalecerem ou simplesmente sobreviverem.

 

Entidades

 

DEFESA DO  SISTEMA S

Entidades ligadas ao sistema S no Ceará estão preferindo o silêncio diante das ameaças de mudança. O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, já anunciou que não haverá extinção, mas uma reformulação geral.

 

Pelo que se apresenta até agora, os empresários querem primeiro entender o que será modificado para depois se pronunciar sobre o assunto.

 

Empréstimo

 

CONTRATO PARA MELHORIA FISCAL

O Estado contratou empréstimo de R$ 70 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o Profisco, um programa de melhorias na gestão fiscal. As primeiras prestações do contrato serão pagas no dia 15 de abril de 2024, e a última no dia 15 de outubro de 2043.

 

MERCADO

 

RETORNO DOS FUNDOS DE PENSÃO

O economista José Maria Porto explica que os investidores estão na expectativa de continuidade das reformas fiscais e da escolha dos nomes do novo governo. Dentro dessa movimentação, chama atenção a entrada de fundos de investimento locais que tem sido observada desde o começo de outubro. José Maria destaca que a maioria dos analistas está otimista. Segundo ele, tem gente apostando que o Brasil é um dos países mais bem posicionados entre os emergentes. “Essa fase mais otimista demonstra também o interesse dos fundos de pensão em voltar ao mercado de ações”, acrescenta.

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia. 

 

Gran Marquise

 

MOVIMENTO DE CONFRATERNIZAÇÕES

As confraternizações de fim de ano ajudam a ampliar o mercado de eventos. No Hotel Gran Marquise, por exemplo, houve a fusão das áreas corporativas e sociais. Para atender a demanda, o hotel se organizou para receber até 600 pessoas numa única confraternização."São dezenas de eventos num intervalo de um mês", afirma a gerente de eventos sociais, Thamara Azevedo.

Em 2017, só as confraternizações representaram 12% de toda a receita da gerência de eventos sociais do Gran Marquise. Para este ano, a perspectiva é de uma elevação no faturamento acima de 10%.

 

Troféu

 

PRÊMIO ABOIO DE COMUNICAÇÃO

O Prêmio Aboio de Comunicação está com inscrições abertas até o próximo dia 12. O troféu será entregue às melhores campanhas e peças publicitárias de 2018. Pelos números da Kantar Ibope Media, mesmo com todas as dificuldades do País, houve um crescimento neste setor em relação a 2017 e mais de 84 mil marcas realizaram anúncios.

 

"Conselhos são raramente apreciados. Aqueles que mais precisam deles são os que menos gostam"

Samuel Johnson (1709-1784), escritor inglês

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?