Logo O POVO+
Governo libera novo prazo para tancagem no Mucuripe
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Governo libera novo prazo para tancagem no Mucuripe


O governo restabeleceu o prazo para que sociedades empresárias da área de armazenagem de combustível, instaladas no Porto do Mucuripe, transfiram suas atividades.

 

Pelo decreto nº 32.883, publicado no dia 21, a Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Semace) e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra/CE) poderão liberar os empreendimentos para a manutenção e ampliação temporária dos seus parques de tancagem no Porto do Mucuripe, enquanto não houver as efetivas condições de transferência para o Pecém.

 

A decisão deve ajudar a garantir maior segurança na área, enquanto se viabiliza o projeto do novo parque que será instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

 

Transferência

 

TERMO DE COMPROMISSO

A liberação das empresas para continuar atuando na área do Porto do Mucuripe também faz parte do processo de negociação das transferências. Pelo decreto nº 32.883, as sociedades empresárias terão até 15 dias, após a sua publicação, para assinarem o termo de compromisso com o Estado.

O governo garante que disponibilizará a infraestrutura adequada ao funcionamento das atividades de tancagem no CIPP.

 

"A burocracia é a convergência de voracidades"

José Ingenieros (1877-1925), escritor argentino

 

Empreender

 

BANCOS COMUNITÁRIOS

Joaquim Melo, criador do Banco Palmas (primeiro banco comunitário do Brasil), estará na 12ª edição do Seminário Empreender, que será nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Negócios do Sebrae. Joaquim falará sobre como criou o maior banco solidário digital do Brasil. Sua palestra será no dia 7, sexta-feira, a partir das 16h15min. As inscrições são gratuitas no site www.seminarioempreender.com.br.

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 13 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Previdência 1


AUTORIZADA A GESTÃO DE ATIVOS

O projeto de lei que autoriza a criação da Companhia de Participação e Gestão Ativos do Ceará (CearaPar) foi encaminhado para leitura no expediente da Assembleia Legislativa no dia 23. A empresa será uma Sociedade de Economia Mista, que seguirá modelos considerados bem-sucedidos como o de São Paulo e o de Minas Gerais, que tomaram por base as experiências da Suécia, Singapura e Noruega.

 

Previdência 2

 

NOMES PARA A PRÓXIMA ADMINISTRAÇÃO

O projeto de previdência do Ceará exigirá uma administração profissionalizada. A proposta de criação da CearaPar foi montada por equipe da Secretaria de Planejamento comandada pelo secretário de Maia Júnior, que pode não participar da próxima gestão do governador Camilo Santana.

Nomes como os dos executivos Geraldo Luciano e Célio Fernando são ventilados para o cargo, mas a decisão está nas mãos do governador.

 

Programas

 

INTERCÂMBIO CULTURAL

Mesmo com a crise econômica, os programas de intercâmbio cultural aumentaram no Brasil, como também os processos migratórios. Em Fortaleza, a Experimento, empresa que atua nesse segmento, abre hoje, no Shopping Iguatemi, sua segunda unidade para atender essa demanda crescente.

 

Homenagem


TROFÉU HABIB ARY

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Cardoso Linhares, receberá o Troféu Habib Ary, no dia 14 de dezembro, no Hotel Praia Centro. Deverá reunir em Fortaleza a cúpula do turismo nacional, que participará da solenidade.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?