Logo O POVO+
Empresas de energias renováveis querem ampliação de incentivos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Empresas de energias renováveis querem ampliação de incentivos


O governo do estado trabalha com a possibilidade de atrair investimentos para a implantação de mais duas usinas térmicas no Ceará. A estratégia passaria pelo fomento do mercado de gás. As duas usinas seriam instaladas na região do Pecém.

 

Embora investimentos sejam bem-vindos, analistas lembram que a vocação natural do Estado é a matriz de energias renováveis (vento e sol). Ou seja, o governo não deve esquecer o foco das suas prioridades.

 

Há uma queda de braço por recursos e negociações por incentivos. No caso das fontes eólica e fotovoltaica, já foram encaminhados pleitos para a ampliação da isenção do ICMS e para a minigeração de até 5 MW. O argumento é que isso traria investimentos de pequenas e médias empresas.

 

O advogado da BBMA, Bernardo Viana Santana, diz que essa isenção vem sendo pleiteada pelo Sindienergia e pela Federação das Indústrias. O escritório de advocacia participa do pleito junto com as duas entidades. Nacionalmente, também há um movimento neste sentido, liderado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

 

Problemas tributários 1

 

BRASILEIROS NO EXTERIOR

É crescente o número de brasileiros que buscam melhores condições de vida no exterior, mas na preparação das mudanças nem sempre há um cuidado com os impostos.

 

A consultoria KPMG fez um relatório global de monitoramento de empresas familiares e detectou esses fluxos migratórios. A consultoria lembra que, pela Resolução 3.854/2010 do Banco Central do Brasil, os brasileiros são obrigados a declarar anualmente bens e capital que possuam fora do território nacional avaliados em mais de US$ 100 mil.

 

Problemas tributários 2

 

IMPOSTOS PAGOS EM PORTUGAL

Pelos dados da KPMG, nos últimos meses, Portugal se tornou o destino preferido dos brasileiros. Muitas empresas também migram seus investimentos. É fácil entender a motivação das escolhas.

Portugal aboliu o imposto sucessório e, desde 2004, não tributa doações. Outro fator importante: o imposto básico é de 10% cobrado sobre transferências por morte e transferências vitalícias gratuitas.

 

| Investimentos |

 

IMPACTO NO INTERIOR

Os defensores das fontes renováveis dizem que a energia solar pode propiciar ao Estado a descentralização de projetos. "Isso vai gerar altíssimos investimentos no interior. Há todo um estudo para levar esses investimentos para o interior", afirma Bernardo Santana.

 

 

"Política é a arte de obter votos dos pobres e recursos dos ricos, prometendo a cada grupo defendê-los contra o outro”

Oscar Ameringer (1870-1943), escritor alemão

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 13 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Mais Médicos

 

REAÇÃO DE PREFEITOS

Prefeitos do Ceará já começaram a reagir diante da perda de atendimento de médicos cubanos. Ontem, Bismarck Maia, prefeito de Aracati, anunciou em redes sociais que estava pronto para receber até 15 profissionais nas Unidades Básicas de Saúde. Segundo Maia, será pago salário justo e haverá garantias para quem quiser residir legalmente na cidade.

 

Ontem, a Frente Nacional dos Prefeitos, através do prefeito Roberto Cláudio, também se manifestou contra o fim do Programa Mais Médicos. A reação mostra, uma vez mais, o desconhecimento do governo eleito sobre a importância de relações diplomáticas do Brasil.

Restringir relações não é uma boa política, principalmente para um País que pretende melhorar seus serviços e exportações.

 

Conjuntura

 

RECUPERAÇÃO JUDICIAL

O consultor Marcos Sá alerta para o aumento da quantidade de empresas em recuperação judicial. Com cinco anos de crise, companhias de pequeno, médio e grande portes acumulam dívidas que antes eram negociadas e agora chegam a um esgotamento.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?