Logo O POVO+
Ceará assinará acordo com a Catalunha
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará assinará acordo com a Catalunha


O tour do governador Camilo Santana pela Europa tem gerado bons acordos comerciais. Depois da apresentação do Ceará para 200 empresários holandeses, na França houve encontro com o embaixador brasileiro, Paulo César de Oliveira Campos. Na conversa sobre projetos para o Ceará, entrou na pauta a instalação de uma unidade do Instituto Pasteur no Polo de Saúde do Eusébio.

 

A ideia passa pela ampliação das oportunidades para garantir desenvolvimento em várias frentes. A área saúde é estratégica e terá também o suporte da "declaração de intenções" com o Governo Geral da Catalunha.

 

O acordo, que será assinado hoje em Barcelona, pretende garantir a colaboração para a promoção das relações comerciais; investimentos bilaterais; intercâmbio de conhecimento; boas práticas; e inovação tecnológica.

 

A agenda foi montada para ampliar as relações internacionais, atraindo investimentos que vão da saúde ao turismo. Depois de Barcelona, o foco será Madri, onde haverá encontro com a direção da Air Europa.

 

|Acordo|

 

ECONOMIA DO CONHECIMENTO

A assinatura do acordo com o Governo Geral da Catalunha ocorrerá durante a oitava edição do evento Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

O esforço é para criar um modelo de economia baseado no conhecimento, através da implantação de dois distritos de inovação em saúde. O projeto é pioneiro na América Latina.

 

|Acordos|

 

OS HOMENS DO GOVERNADOR

O novo secretariado de Camilo Santana ainda não foi anunciado, mas as últimas viagens internacionais mostram bem a equipe mais próxima do governador.

 

O interessante é que a Federação das Indústrias vem se apresentando quase como uma extensão do governo, dando apoio institucional e ajudado na coleta de dados para investidores.

 

Detalhe: o Observatório da Indústria possui o cruzamento de informações econômicas e sociais sobre todo o Ceará.

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

|Agronegócio 1|

 

PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS

A Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda) apresentou informações sobre a espera de registros de produtos fitossanitários. Pelas contas da entidade, existem 2.845 processos com pedidos de registro; deste total, 307 estão na fila do pós-registro e 11 são recursos das empresas, contra apenas 310 registros aprovados.

 

Os registros remetem a polêmicas sobre o uso desses produtos, que é uma discussão acalorada na sociedade.

 

Em tempo: "fitossanitário" é o termo técnico defendido por representantes do setor de agronegócios e pela futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), para substituir a expressão "agrotóxico".

 

|Agronegócio 2|

 

REGISTROS PARA PEQUENAS CULTURAS

O coordenador do Grupo Técnico de Fitossanidade da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), o empresário cearense Tom Prado, explica que a regulamentação de "defensivos fitossanitários" vem sendo tratada desde 2010.

 

No caso da situação nacional, existem problemas de registros fitossanitários para pequenas culturas como flores, frutas, verduras e legumes. No caso do melão e da melancia, já foram regularizados.

 

Tom Prado ressalta que existem fóruns de discussão e, no próximo dia 30, técnicos do Canadá visitarão a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

|Agronegócio 3|

 

DESAFIOS E FOCO NO NORDESTE

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Luís Roberto Barcellos (foto), vai ministrar a palestra "Oportunidades e desafios do agronegócio brasileiro com foco no Nordeste", durante o fórum do agronegócio cearense e sua relação com a crise hídrica. O encontro ocorrerá nesta quarta-feira, na sede da Fiec, das 13h às 19 horas. Inscrições abertas e gratuitas: http://especial.opovo.com.br/forumagronegocio.

 

"Nada irrita tanto os que governam como a sugestão de que talvez não sejam tão sábios como imaginavam”
Bertrand Russell (1872-1970), filósofo britânico

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?