Logo O POVO+
Portos do Ceará e Roterdã oficialmente juntos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Portos do Ceará e Roterdã oficialmente juntos


A assinatura do acordo do Governo do Estado com a Port of Rotterdam, administradora do Porto de Roterdã, na Holanda, está marcada para sexta-feira, às 14 horas, no Palácio da Abolição.

 

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro, que vem negociando os detalhes da sociedade desde março de 2017, até o momento não quis falar sobre os valores da transação, que ainda não foram divulgados oficialmente, por conta de termos de confidencialidade.

Inicialmente falava-se em uma participação do capital holandês em torno de 10%.

 

Brasil

 

SEQUELAS DE 2008

Dez anos depois da crise financeira de 2008, que deixou 20 milhões de pessoas sem casa nos Estados Unidos e desempregou outros milhões, o mundo criou alguns sistemas de segurança. Apesar disso, parece que aprendeu pouco. Especialistas procurados pela coluna afirmam que há atualmente uma regulamentação maior dos mercados, mas houve um retrocesso profundo do ponto de vista político.

 

Nos primeiros anos após a crise, o grande marco era a aplicação de políticas keynesianas, seguindo a teoria de John Maynard Keynes de estímulos à economia em momentos de crise. Depois, a lógica parece que foi invertida.

Nos Estados Unidos veio o governo de Donald Trump, com declarações que negam o aquecimento global, e uma política nacionalista de fechamento da economia, subida de juros e retirada de estímulos. Apesar disso, houve superação econômica. No caso da China, por exemplo, o caminho foi a liberação de crédito, com aumento do endividamento.

 

O Brasil parecia reagir bem através de políticas de incentivos, mas depois entrou em crise profunda. As maiores sequelas apareceram no desemprego, no endividamento e no desequilíbrio fiscal e depois no desmoronamento político que pode abalar a democracia.

 

ANGOLA CABLES

 

SISTEMA DE CABOS SUBMARINOS ENTRA EM OPERAÇÃO

O Sistema de Cabo do Atlântico Sul (Sacs) entrou em operação em Fortaleza. A partir de agora será possível ligação direta entre o continente africano e a América Latina para a transmissão de dados internacionais de alta velocidade e grande capacidade. A expectativa é de um estimulo maior ao comércio e ao crescimento econômico em ambas as regiões.

 

Sexta-feira, o CEO da Angola Cables, António Nunes, virá ao Ceará para falar sobre a conclusão dessa etapa do projeto. O empreendimento é operado pela empresa africana, que também gerencia data center em Fortaleza.


"A civilização custa-nos caríssima com os direitos da alfândega"

Eça de Queiroz (1845-1900), escritor português

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

Senai Nacional

 

CEARÁ APROVA PROJETOS DE INOVAÇÃO

O Ceará conseguiu aprovar dois projetos de inovação em edital criado pela Senai Nacional. O primeiro foi da empresa Delfos, que desenvolveu sistema de gerenciamento e manutenção de painéis solares fotovoltaicos, no valor de R$ 581 mil. Já o outro contemplou a Cyber. A companhia criou sistema de carregamento sem fio e a distância para celular, no valor de R$ 539.200,00.

Ambos os projetos serão desenvolvidos pelo Senai Ceará. Detalhe: apenas 12 estados dos 27 da federação tiveram projetos aprovados.

 

Crédito

 

REGULAMENTAÇÃO DE DUPLICATA ELETRÔNICA

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou ontem a regulamentação da emissão de duplicata eletrônica. A projeto substitui títulos físicos pelo meio virtual. A expectativa é de redução das possibilidades de fraudes com "duplicatas frias" e dos custos das operações.

 

Ou seja, uma atualização dos meios para emissão de títulos diante de novas tecnologias.

 

VitalAire

 

UNIDADE EM FORTALEZA

Empresa francesa da área de produção e distribuição de gases medicinais e industriais inaugura amanhã unidade em Fortaleza. A companhia atua com a marca VitalAire, que opera equipamentos para tratamento da apneia do sono e oxigenoterapia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?