Logo O POVO+
Fiec pretende oferecer soluções para segurança no Estado
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Fiec pretende oferecer soluções para segurança no Estado


O governador Camilo Santana continua mantendo boa relação com os empresários da indústria. Para a próxima gestão, pelo que tudo indica, o segmento permanecerá apresentando propostas de soluções para os problemas do Estado.

 

Depois de elaborar documento com 13 rotas de desenvolvimento consideradas estratégicas para a economia, agora o setor fará sugestões para a área de segurança. No próximo dia 24 será lançada a Rota Setorial da Segurança Pública. A iniciativa é do presidente da Fiec, Beto Studart, que pretende fazer um panorama do setor no Ceará e ajudar na elaboração de caminhos para a superação de gargalos.

 

Além de levantamento de dados, exemplos internacionais já estão sendo buscados. O próximo Fórum Ideias em Debates tratará sobre a experiência de Medellín. O ex-prefeito da cidade colombiana, Aníbal Gaviria, é o convidado do evento, que acontecerá também no dia 24, às 18h30, na sede da Fiec.

Eletrobras

 

PLANO DE DEMISSÃO CONSENSUAL

Funcionários da Eletrobras poderão aderir a Plano de Demissão Consensual (PDC). Um novo período de inscrição para o desligamento da empresa foi aberto ontem, simultaneamente nas empresas Cepel, CGTEE, Chesf, Eletronuclear, Eletronorte, Amazonas GT, Eletrosul e Furnas, além da própria holding.

 

O Plano, segundo a direção da empresa, é para reduzir custos com pessoal. Na primeira fase, 733 empregados aderiram ao PDC. A estimativa é de uma economia de R$ 254 milhões anuais na folha de pagamento. A nova etapa estará aberta para adesão até o dia 26 de outubro e os desligamentos ocorrerão em turmas mensais até dezembro.

 

Ou seja: será gerado mais desemprego.

 

Mercado

 

ESTÍMULOS PARA PRODUÇÃO

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem reiterado sua posição sobre a necessidade de medidas para estimular a recuperação do setor através dos mercados de habitação e infraestrutura. Os empresários querem a melhora do ambiente de negócios, especialmente no campo da segurança jurídica, e de ampliação do acesso ao crédito para que as empresas voltem a empreender.

 

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, reconhece que não há economia que se sustente com queda no investimento e a redução de 14,2 mil empregos formais, como aconteceu nos últimos 12 meses.

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através
do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

Reforma trabalhista

 

DÚVIDAS SOBRE AS FÉRIAS

A reforma trabalhista completa um ano em novembro e muitas dúvidas sobre sua implantação permanecem. O advogado Franco Almada, especialista em Direito do Trabalho, em conversa com O POVO Economia, explica que um dos pontos de preocupação é sobre as férias.

 

Eis um exemplo: o fracionamento das férias, que não pode ser imposto pelo empregador. A empresa pode dizer o período, mas o empregado não é obrigado a aceitar.

 

Sendi

 

ACORDO COM O CANADÁ

O 23º Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) fechou acordo com o consulado do Canadá no Brasil. O evento será realizado de 20 a 23 de novembro e trará 11 empresas canadenses do segmento de energia elétrica. A perspectiva é de uma melhora no ambiente de negócios entre as companhias e as distribuidoras elétricas brasileiras.

 

Confirmaram participação as empresas Liburdi, K-Line, Orbis Engineering, Copperleaf, Orbcomm, OPAL-RT, Subnet Solutions, Cyme, Solantro, FISO Technologies e Timberland.

 

Missão na Europa

 

PROJETOS DE INOVAÇÃO COM EUROPEUS

Empresários cearenses participam de missão na Itália e Suíça para conhecer ecossistemas de inovação. As ações são coordenadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de abrir novas perspectivas de relações para o Brasil. Do Ceará participam o presidente do SindiAlimentos e do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira; o presidente do Simec, Sampaio Filho; o diretor-administrativo da Fiec, Ricardo Cavalcante; e o presidente do Sindiquímica, Marcos Soares.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?