Logo O POVO+
Como fica a economia em tempos de cólera?
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Como fica a economia em tempos de cólera?


A divisão de um país pode ser a pior coisa para a sua economia. É como o caso das famílias: no momento em que as divergências internas se sobrepõem, perde-se o foco no que é realmente essencial à sobrevivência e ao crescimento.

 

No caso do Brasil, a situação pode ser ainda pior em função da crise que se arrasta desde 2014. A agenda para destravar a economia e gerar emprego precisa ser criada e o ambiente parece ser o pior possível.

 

Atração de investidores em um cenário como esse fica mais complicado. Se o Brasil é considerado um País de risco hoje, a análise pode se tornar mais rigorosa, e ocorrer elevação de juros e a ampliação de dificuldades para a captação de recursos.

 

O Brasil, apesar de todas as dificuldades fiscais, manteve como trunfos o fato de ter um equilíbrio político e de ser uma democracia, com instituições fortes, o que deve ser preservado.

 

Como certa vez me disse um economista experiente, em sinuca de bico todas as bolas vão para o buraco. Portanto, não há vencedores.

 

Cenário 1

 

O LEGADO DE TEMER

O presidente Michel Temer deixa um pequeno legado para quem viabilizou a sua permanência no poder. Fez a reforma trabalhista pedida pela classe empresarial, que completa um ano no próximo dia 11; reduziu nominalmente os juros; e manteve o índice de inflação oficial em níveis baixos.

 

Apesar disso, deixará o governo com a economia estagnada; com o fracasso das tentativas de melhorias para 2018; e não conseguiu fazer a sua proposta de reforma previdenciária.

 

A grande vitória de Temer foi conseguir se manter no poder diante do caos no País, sem antecipar eleições gerais. A democracia é o pior dos bons governos, mas o melhor entre os ruins”

Platão (427 a. C - 348 a. C), filósofo grego

 

ZPE

 

MAIS PREMIAÇÕES INTERNACIONAIS

A ZPE Ceará conseguiu, pela terceira vez consecutiva, prêmio da publicação Foreign Direct Investment (FDI), do jornal inglês Financial Times, como uma das mais importantes zonas francas do mundo.

 

Desta vez a vitória veio em cinco categorias: zona franca da América Latina altamente recomendada para pequenas e médias empresas; prêmio de zona franca Especialista em Aço; e os prêmios destaque de melhor zona franca em Tecnologia Implantada, em crescimento de exportações e em práticas de sustentabilidade.

 

O governador Camilo Santana parece que continua colhendo os resultados dos investimentos feitos.

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

Cenário 2

 

MANUTENÇÃO DE APOIOS

Empresários acostumados com incentivos e benefícios de governos que apostam em uma economia mais liberal poderão ter grandes decepções. Com a necessidade de caixa da União, é provável a necessidade de novas negociações.

 

Novas ações

 

ACORDO ASSINADO COM ROTERDÃ

A assinatura do acordo de investimento entre o Porto de Roterdã e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A) foi antecipada no último dia 24. A data prevista era o dia 9 de novembro. Na semana passada, foi publicada a lei que autorizava a parceria e a alienação de ações de aumento de capital, com a subscrição de novos papéis.

 

O governo tem pressa para organizar a vinda de outros empresários holandeses, que poderão investir em novas empresas no porto.

 

Troféu

 

PERSONALIDADE TURÍSTICA

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Cardoso Linhares, foi indicado para receberá o Troféu Habib Ary - Personalidade Turística de 2018. A solenidade ocorrerá no dia 14 de dezembro, no hotel Gran Marquise.

 

Gestão em saúde

 

ECONOMISTA-SÊNIOR DO BIRD EM FORTALEZA

O II Fórum ISGH: Excelência em Gestão e Saúde, que acontece de 7 a 9 de novembro, no Marina Park Hotel, em Fortaleza-CE, terá a participação do economista sênior do Banco Mundial (Bird), Edson Araújo. O evento discutirá o uso dos recursos de forma mais eficiente, com qualidade, transparência e segurança.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?