Logo O POVO+
Ceará tem 10 PPPs em estudo e em andamento
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará tem 10 PPPs em estudo e em andamento


Em pouco mais de um ano, o governo do Estado encaminhou 10 projetos e estudos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). A maioria representa a possibilidade de uma redução dos gastos operacionais da máquina pública, mas poucos darão um caixa adicional imediato aos cofres do Estado.

 

Com o cenário econômico atual e as limitações de recursos, diminuir despesas é um grande avanço, mas há outros pontos positivos, como a possibilidade de investimentos novos a qual desobriga o governo de mais desembolsos, o que provavelmente amarraria o andamento de alguns projetos.

 

O acordo do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Copp) é um exemplo dessa abertura do Estado para novas parcerias. Com o acordo a ser fechado amanhã com o Porto de Roterdã, estão previstas a criação de uma sociedade estratégica, com investimento de 75 milhões de euros pelo porto holandês, e a possibilidade de atração de novas empresas para a área.

 

A primeira gestão de Camilo Santana preparou o terreno para o segundo mandato; agora, é aguardar as prioridades para o próximo governo.

 

Estudo 1

 

PROCESSO DE DESOSPITALIZAÇÃO

O secretário de Planejamento, Maia Júnior, é o homem forte do governo que tem tocado os projetos de concessão e PPPs. Em entrevista à coluna, ele informou que estão em análise propostas para a linha Sul do Metrô e VLT; para a concessão de dessalinização de água marinha; para a operação da Arena Castelão; para os aeroportos de Juazeiro, Canoa Quebrada e Jericoacoara; para o Centro de Eventos; e para um processo de desospitalização.

 

Esse último projeto, na avaliação de Maia Júnior, pode gerar grande impacto social. A proposta é de parceria com hospitais privados para a transferência de pacientes terminais.

 

Estudo 2

 

CENTRO DE EVENTOS SERÁ AVALIADO

No caso do Centro de Eventos, o governo avalia se realmente fará uma PPP. Inicialmente, o equipamento foi posto como prioridade nos projetos de concessão, mas ainda não há decisão final.

 

Solar

 

GOVERNO LANÇA EDITAL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA

Ontem, o governo do Estado lançou edital de consulta pública sobre o aproveitamento de áreas do canal do Castanhão para a produção de energia fotovoltaica. O edital está entre os 10 projetos de concessão de uso de espaços do governo. A energia gerada será destinada às Companhias de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A expectativa é de barateamento das taxas de consumo de energia.

 

"A realidade é um veneno. Convém tomá-la em pequenas doses”
Tristão da Cunha (1927-2010), político

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

Captura de lagosta

 

INCÔMODO NA ÁREA DA PESCA

Empresários da pesca estão incomodados com a forma de liberação de recursos do Governo Federal para o projeto de Monitoramento da Pesca da Lagosta. Depois de anos de esforços, as verbas foram liberadas, mas sem passarem pelo Comitê de Gestão do setor, que envolve os sindicatos do Nordeste, além do Ibama, Secretaria da Pesca e outros órgãos.

Aproximadamente R$ 1,5 milhão foi destinado direto para o Instituto Labomar, ligado à UFC, que contratou consultoria.

 

Discussão

 

COMUNIDADES PLANEJADAS

A 8ª edição do Complan, seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano, ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro, no Hotel Gran Marquise. Os principais temas do encontro são: "Smart Thinking Design", "Venda Digital de imóveis" e "Insegurança Jurídica no setor".

 

Educação financeira

 

SEM SABER A FATURA DO CARTÃO

Eis mais um exemplo sobre a necessidade de educação financeira. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que um terço dos consumidores que usaram cartão de crédito em agosto não sabiam quanto tinham gasto.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?