Logo O POVO+
Ceará pode ter política de incentivos vinculada ao IDM
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará pode ter política de incentivos vinculada ao IDM


O Ceará pode ter um novo modelo de política de incentivos fiscais. A proposta consiste na liberação de benefícios de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDM).

 

Atualmente, um dos pontos de avaliação é o raio de proximidade de Fortaleza. Ou seja, as cidades mais distantes da capital possuem mais possibilidades de receber incentivos.

 

A ideia é estimular a interiorização de investimentos, mas também não discriminar os municípios pobres que estão próximos de Fortaleza. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) conduz os estudos sobre a interiorização e internacionalização dos investimentos no Estado e o impacto desse tipo de mudança.

 

O grande fato é que a criação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) deu maior impulso aos projetos próximos a Região Metropolitana de Fortaleza, deixando o mapa de desenvolvimento do Ceará torto. Mas isso não significa a inexistência de áreas necessitando de incentivos em locais ao redor da Capital.

 

Fortes Tecnologia

 

JOINT VENTURE NA ÁREA CONTÁBIL

Cinco marcas se uniram na criação de uma plataforma de sistemas web voltados a escritórios de contabilidade. As empresas de software contábil SCI, Tron, Mastermaq e Fortes, junto com a Omie (empresa de sistemas de gestão ERP na nuvem), estão formando joint venture, com investimento inicial de R$ 40 milhões. A projeção é de que o sistema represente 40% do mercado de software contábil do País.

 

O anúncio foi feito em conjunto, durante o evento WeAreOmie Business Experience, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O lançamento da plataforma é previsto para o início de 2019.

 

"O poder corrompe. O poder absoluto corrompe totalmente”

Lord Acton (1834-1902), historiador britânico

 

Benefícios

 

IMPLANTAÇÃO EM 2018

A proposta de mudança na política de incentivos fiscais pode entrar em vigor ainda este ano. O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, acredita que será ampliada a geração de renda e de melhorias socioeconômicas no Interior.

 

Com o novo modelo, a concessão de benefício fiscal de ICMS no percentual de 75%, com 1% de retorno para as indústrias, será destinada para municípios com baixo nível de desenvolvimento humano. Conforme os dados do Ipece, 126 cidades ganhariam fôlego para atrair empresas.

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

2018 -2023

 

CRESCIMENTO DA BIOENERGIA

A Agência Internacional de Energia (AIE) projeta a disparada do crescimento do setor de bioenergia entre 2018 e 2023. Estudo da instituição aponta para a expansão das energias renováveis nos próximos cinco anos, cobrindo 40% do crescimento do consumo global.

 

A previsão da AIE é de que a bioenergia moderna represente 50% do total da energia renovável no mundo. O foco nesse segmento é a análise dos "pontos cegos" do sistema energético, como o impacto dos condicionadores de ar na demanda por eletricidade ou o crescente impacto dos petroquímicos na demanda global por petróleo.

 

13º salário

 

95% QUER COMPRAR NA BLACK FRIDAY

O 13º salário deve ajudar não apenas na regularização do pagamento de contas em atraso. Pesquisa feita pela empresa comparadora de preços e produtos Zoom, mostra que 95% dos respondentes têm intenção de aproveitar as ofertas. Os consumidores (57%) pretendem gastar mais de R$ 1 mil na Black Friday, que será realizada no dia 23 de novembro.

 

Novas lojas

 

INAUGURAÇÕES EM SHOPPINGS

Shoppings de Fortaleza continuam mantendo o ritmo de inauguração de lojas. No North Shopping Jóquei, por exemplo, foram abertas novas unidades na área de cosméticos e alimentação e estão previstas mais três lojas ainda para este ano.

 

Garantia do FGTS

 

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

A liberação de empréstimo consignado com garantia do FGTS não é tão fácil como se imaginava. A medida foi anunciada pela Caixa no final de setembro, mas quem procurou as agências encontrou dificuldades. Dois problemas foram identificados: 1) apenas trabalhadores vinculados a empresas conveniadas com a Caixa têm acesso; 2) também é solicitado do cliente margem para obtenção do crédito.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?