Logo O POVO+
Aeroporto de Juazeiro entrará no novo modelo de concessões
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Aeroporto de Juazeiro entrará no novo modelo de concessões


O aeroporto de Juazeiro do Norte integra o bloco de concessões anunciado pelo Governo Federal que será oferecido dentro de um novo modelo. No caso do Nordeste, também fazem parte dessa lista os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB).

 

Esse novo modelo, defendido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), prevê a extinção da outorga fixa, conforme anunciado na quinta rodada de concessões. A proposta para a nova rodada consiste em permitir instrumentos como a livre participação.

 

Ou seja: uma empresa ou um consórcio poderá comprar todos os blocos oferecidos. Dentro desse modelo, grupos que já possuem direito de exploração de outros aeroportos poderão participar da concorrência.

 

A vantagem, na avaliação da CNT, é a divisão do risco de demanda do governo com os novos concessionários. Outro ponto favorável: o não pagamento de outorgas nos cinco primeiros anos de contrato, dando fôlego financeiro para as companhias realizarem as obras necessárias visando a melhoria da qualidade dos serviços.

 

Ceará 2

 

GRANDES REFORMAS

O maior desafio para o Ceará, do ponto de vista econômico, está na conjuntura nacional. Dependendo do resultado das urnas no dia 28, o Estado poderá sofrer as consequências do perfil do seu eleitor e do preconceito já externado pelas redes sociais. Será preciso, portanto, a atuação de uma bancada forte para garantir os recursos necessários para o Estado.

 

Há outras questões; uma delas, apontada pelo consultor Raimundo Padilha, está na necessidade das reformas. "Não haverá melhores dias se as reformas não forem feitas logo e com altivez", acrescenta.

 

Laissez-faire é bom até que algo dê errado”

John Gutfreund, ex-presidente da Solomon Brothers

 

Ceará 1

 

O DESAFIO DO SEGUNDO MANDATO

Normalmente, o grande desafio de um segundo governo é manter os mesmos resultados do primeiro. No caso do Ceará, espera-se que o governador Camilo Santiago supere essa maldição. Alguns pontos positivos existem para isso: 1) as contas públicas estão organizadas; 2) há vários projetos em curso, que prometem resultados no período de quatro anos; e 3) o governo mantém alianças com praticamente todos os segmentos.

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

Apostas

 

EUFORIA DO MERCADO

O mercado financeiro passou ontem o dia eufórico. O candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL), com 46% dos votos, contra 29% do petista Fernando Haddad (PT), animou os investidores que torcem por reformas rápidas. A aposta é na possibilidade de destravamento das finanças públicas.

 

Essa avaliação, entretanto, pode estar incorreta. O ex-presidente do Goldman Sachs no Brasil, Paulo Leme, já fez esse alerta sobre uma possível deterioração do cenário econômico em função da inabilidade política do candidato do PSL.

 

Fica o recado: o próximo presidente precisará de equilíbrio para unir forças e reformas que beneficiem o País como um todo.

 

Para crianças

 

CARTILHA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef/CE) desenvolveu uma cartilha de educação financeira voltada para as crianças. O lançamento será quinta-feira, 11, às 10 horas, no Shopping Del Paseo. Os conteúdos foram desenvolvidos pelas diretoras Darla Lopes e Renata Santiago, e pelo presidente da entidade, Raul dos Santos.

 

OAB

 

MOVIMENTO NA ÁREA LOGÍSTICA

O clima de eleição também está esquentando na OAB-CE. O Movimento É Hora D Avançar, comandado pelo pré-candidato Erinaldo Dantas, confirmou a adesão do atual presidente da Ordem, Marcelo Mota, e também da presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário, Aeroportuário e Aduaneiro da OAB/CE, Rachel Philomeno.

 

Na área portuária, a perspectiva do movimento, com a adesão de Rachel, é de apoio a novos projetos no setor, como a atualização dos dados logísticos do Estado e o lançamento do Instituto Brasileiro de Logística.

 

Exportação

 

PRODUÇÃO DE MEL ATINGE 41,6 TONELADAS

A exportação de mel para o Canadá e os Estados Unidos continua chamando atenção. A produção nacional aumentou e atingiu a marca de 41,6 toneladas no ano passado, o equivalente a R$ 513,9 milhões.

 

No Ceará, somente a JM Aduaneira já exporta uma média mensal de 23 mil toneladas de mel. O mercado europeu é agora o grande alvo dos produtores nordestinos.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?