Logo O POVO+
Cabos que ligam Fortaleza a Camarões serão inaugurados em novembro
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Cabos que ligam Fortaleza a Camarões serão inaugurados em novembro


A inauguração oficial da instalação do cabo submarino que ligará Fortaleza a Camarões, na cidade de Kribi, deve ocorrer entre os dias 9 e 10 de novembro.

 

Na semana passada, uma delegação de representantes do governo de Camarões esteve com a secretária de Assuntos Internacionais da Prefeitura, Patrícia Macêdo, para comunicar a conclusão das instalações da companhia China Unicom, que integra, com as empresas Huawei Marine Networks e Camtel, o consórcio South Atlantic Inter Link (Sail).

 

A ideia é apertar os botões para o início oficial do equipamento simultaneamente em Kribe e Fortaleza. Os cabos de fibra óptica têm capacidade de tráfego de 32 terabits por segundo e são planejados desde 2016, com o objetivo de conectar os continentes americano e africano, abrindo novas possibilidades de rotas para a Europa.

 

As obras na Praia do Futuro foram concluídas no dia quatro de setembro e os equipamentos já se encontram em operação. O investimento foi de aproximadamente US$ 130 milhões.

 

A China Unicom é considerada a terceira maior companhia de telecomunicações do país asiático e tem demonstrado interesse em novos projetos no Brasil.

 

Homens x mulheres

 

DIFERENÇA DE SALÁRIOS CHEGA A 36%

Pesquisa da consultoria Catho mostra o tamanho da desigualdade salarial entre homens e mulheres. Realizada em agosto, com cerca de 17 mil respondentes, o levantamento mostrou que as mulheres ganham menos do que os homens em todas as categorias de níveis hierárquicos pesquisadas.

As funções com as maiores diferenças de valor são: presidente, diretor e gerente. Nesses cargos, as mulheres recebem 31% menos; e na função de profissional graduado, se chega a 36% de diferença salarial.

 

Ou seja: ainda é preciso uma luta grande contra o preconceito e a discriminação por gênero.

 

ABERTURA DE CAPITAL

 

CEARENSES NA BOLSA DE NOVA YORK

O Sistema Ari de Sá (SAS) conseguiu manter o silêncio e abriu capital na Bolsa de Nova York. Lançou suas ações através da Arco, holding de educação, com a oferta de 11,1 milhões de ações (22,8% do capital).

 

O consultor Raimundo Padilha, que presidiu a Bolsa de Valores Regional, comemorou o resultado. Atualmente, seis empresas cearenses atuam em um ambiente de negócios nacional e internacional de capital aberto (M. Dias Branco, J. Macêdo, Hapvida, SAS, CBL e Pague Menos), mesmo nem todas tendo lançado IPO - isso sem falar nas empresas estrangeiras que atuam no estado.

 

Tecnologia

 

LIGAÇÃO COM EUROPA E ÁSIA

O consórcio Sail construiu quatro pares de cabos de fibra óptica em Fortaleza. A espanhola Telefónica também participou do projeto, através do fornecimento de parte das instalações. A estrutura é considerada um marco para o início das operações brasileiras da China Unicom. A previsão é de mais investimento chinês em internet das coisas e carros conectados no País.

 

Fortaleza possui uma localização geográfica estratégica para a instalação de cabos submarinos. Atualmente, somente na Praia do Futuro, existem seis projetos que ligam o Brasil a África, Europa e Ásia.

 

A secretária de Assuntos Internacionais, Patrícia Macedo, destaca a relevância do projeto, que deve ter impactos na geração de empregos.

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

Creci

 

QUANTO VALE O SEU IMÓVEL?

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-CE) tem alertado para a necessidade de um parecer de avaliação mercadológica de imóvel na hora da venda. Tem sido feito um trabalho de formação de corretores, inclusive com diploma de curso superior em gestão imobiliária ou de especialista em avaliação imobiliária concedido pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). O trabalho deve evitar distorções no mercado.

 

A pátria dos idealistas é o país no qual é permitido pensar”
Joseph Ernest Renan (1823-1892), escritor francês

 

AECIPP e CBPCE

 

NEGÓCIOS COM PORTUGUESES

As possibilidades de negócios entre as empresas instaladas no Porto do Pecém e os empresários portugueses serão discutidas hoje, pela manhã, durante evento promovido pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) e a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE). O encontro é direcionado para os associados das duas entidades e será realizado no IFCE Campus Pecém (CE 155 km 04).

 

Hard Rock Café

 

130 VAGAS DE EMPREGO

Começa hoje, às 8 horas, uma feira de empregos na Torre Empresarial do Shopping RioMar Fortaleza Papicu. A previsão é de que aproximadamente duas mil pessoas participem da seleção para funcionários do Hard Rock Café, que oferece 130 vagas para vários setores. O estabelecimento começará suas atividades em dezembro, em Fortaleza.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?