Logo O POVO+
Ascenty ampliará data center em Fortaleza
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ascenty ampliará data center em Fortaleza


A Praia do Futuro tem se consolidado como um polo data center. Já são seis instalados no local e a expectativa é de ampliação.

 

A Ascenty, por exemplo, anuncia a expansão de seu data center em Fortaleza. A companhia, considerada uma das maiores da América Latina, se instalou no Ceará em 2015 com investimento de R$ 200 milhões.

 

A projeção é que o data center chegue à operação com toda a sua capacidade, através uma rede de fibra óptica própria. As conexões serão diretas com cabos submarinos, que se conectam a diferentes países. O mercado cearense é considerado estratégico, em função dessa estrutura de ligação com Europa, Estados Unidos e África.

 

Construção

 

PIORA DAS EXPECTATIVAS

O setor de construção civil ainda sofre o peso da crise. Aconteceu com o segmento no Ceará algo semelhante às projeções de melhora do PIB no Brasil. No início do ano, a expectativa era de um destrave na economia, a qual teria uma elevação de 3%. Não foi o que aconteceu: economistas revisam as projeções e apostam em um crescimento de 1%.

 

No caso da construção civil, no início do ano, a esperança também era de retomada do setor, com novos lançamentos no segundo semestre. O fato é que o ritmo está bem aquém do desejado.

 

A Sondagem Industrial da Construção, realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), comprova esse resultado.

O nível de atividade efetiva do setor no Estado, em relação ao usual, apresentou o pior resultado em dois anos, obtendo 31,3 pontos no mês de agosto. Ou seja, ficou com desempenho pior do que o nacional, que marcou 35,9 pontos.

 

Nova diretoria

 

GASTÃO NA VICE-PRESIDÊNCIA DA CNC

O presidente licenciado da Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, assumirá a vice-presidência administrativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Gastão faz parte da chapa Unidos pela CNC, encabeçada pelo empresário amazonense José Roberto Tardos, que venceu as eleições no último dia 27, com diferença de 24 votos contra 4. A posse da nova diretoria será no dia 19 de novembro.

 

"Uma estabilidade bem sucedida sem uma elevação das taxas de juros assemelha-se a um Hamlet sem o príncipe da Dinamarca”
Rudiger Dornbusch (1942-2002), economista teuto-americano

 

RÁDIO
O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

 

FACEBOOK
Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV
Você pode assistir o programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

2018

 

MAIS FUSÕES E AQUISIÇÕES

O ambiente internacional para fusões e aquisições é considerado favorável. Relatório Anual Perspectivas em F&A;, (M&A; Predictor Annual Report, em inglês), realizado pela KPMG Internacional, prevê até o fim de 2018 que haja uma intensificação no fechamento de negócios. Pelo levantamento, há um aumento na capacidade de realização de contratos: no caso de fusões subiu 5%; nas aquisições, elevação de 17%.

 

O cenário é bem melhor do que o de 2017, quando o apetite por esses contratos se manteve estável. No primeiro trimestre de 2018, a KPMG constatou a marca de US$ 1 trilhão no setor, dentro de uma escala global. O valor médio dos negócios aumentou cerca de 30%.

 

Unidade no Guararapes

 

DIAS DE SOUSA E MERCADINHOS SÃO LUIZ

O grupo Dias de Sousa construirá unidade do Mercadinhos São Luiz no bairro Guararapes, que deve ser entregue ainda este ano. A unidade ficará na Avenida Miguel Dias, 1.300, e terá área de 2.000 m² de construção.

 

Hackathon

 

SOLUÇÕES PARA O SETOR ELÉTRICO

Em novembro, a capital cearense abrigará uma maratona diferente. Ao invés de se superarem por mais de 42 quilômetros, os participantes vão ser desafiados, durante dois dias, a desenvolverem soluções voltadas ao sistema elétrico, durante o "Hackathon".

 

A maratona faz parte do XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi 2018), que será realizado no Centro de Eventos entre os dias 18 e 19 de novembro". O objetivo é criar soluções para o setor elétrico nacional.

 

Enel

 

MELHORIAS EM CAUCAIA E NA BARRA DO CEARÁ

A Enel Distribuição Ceará está com ações de interligação da rede elétrica entre as subestações de Caucaia e da Barra do Ceará. As obras estão sendo realizadas na Ponte do Rio Ceará. O projeto prevê uma maior confiabilidade no fornecimento de energia da região. O Investimento de aproximadamente 700 mil beneficiará cerca de 20 mil clientes dos dois municípios.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?