Logo O POVO+
Construtoras preocupadas com aumentos no preço do asfalto
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Construtoras preocupadas com aumentos no preço do asfalto


Empresas de construção pesada andam preocupadas com o impacto dos aumentos dos preços do asfalto.


Em algumas partes do País já há negociação com as prefeituras para tentar driblar as altas nos preços, com o fornecimento de material para as companhias. No caso de Fortaleza, os empresários ainda desconhecem o posicionamento da Prefeitura.


O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará e vice-presidente Regional da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura (Brasinfra), Dinalvo Diniz, explica que os ligantes asfálticos já tiveram aumento de 72% sem que houvesse qualquer correção.


“Há grave preocupação, uma vez que as empresas ficam inviabilizadas quanto a essa atividade, sem avaliar por enquanto o quadro de desemprego que virá com essa realidade”, acrescenta. A discussão, segundo Dinalvo, se restringe a uma política de preços implementada pela Petrobras, que vem afetando todo o setor e, consequentemente, todos os cidadãos.


Ou seja: não interfere na qualidade do produto, mas no quanto se paga por ele.


CBIC


RISCOS DE JUDICIALIZAÇÃO


O presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), José Carlos Martins, chegou a destacar publicamente sua preocupação com as constantes altas no preço do asfalto. Ressalta que não há uma regra única, que varia de lugar para lugar, podendo gerar judicialização da solução.


Os preços do asfalto passaram a ser reajustados pela Petrobras mensalmente em maio, seguindo a nova política de preços para o petróleo da empresa. Os contratos das prestadoras de serviço com o poder público, porém, só podem ser alterados anualmente.


OAB


EXAMES COM APENAS UM PAGAMENTO


Os candidatos aprovados na primeira fase dos Exames da Ordem dos Advogados (OAB), em prova objetiva, mas reprovados na prova prático-profissional, poderão refazer essa etapa nas duas edições seguintes, sem precisar repetir a primeira fase. A proposta já passou ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). A medida deve ir para votação na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).


O advogado Vanilo Carvalho, que faz parte da Comissão Nacional do Exame da Ordem, diz que a medida ajudará muitos candidatos, ajudando a reduzir os custos com os exames.


SAÚDE 1


INVESTIMENTOS NO CEARÁ


O mercado de clínicas populares continua crescendo no Ceará. O Grupo Nova Saúde, por exemplo, já investiu R$ 5 milhões e aposta no atendimento do público feminino. Somente na Clínica Nova Saúde Mulher, inaugurada neste último mês, foram aplicados R$ 2,5 milhões.


SAÚDE 2


REFORÇO TECNOLÓGICO


A criação do polo tecnológico de desenvolvimento de medicamentos no Ceará também tem ajudado a movimentar a área de saúde. A empresa JM Aduaneira, responsável pela importação de novo equipamento que deve ampliar a produção do polo, diz que vai chegar uma nova tecnologia automática. O valor do equipamento se aproxima de 1,85 milhão de euros.


Uma trípode ardente exorta-se a ter cautela. O abismo mais profundo lá o espera, afinal”.

JOHANN WOLFGANG VON GOETHE

(1749-1832), escritor e filósofo alemão, em trecho do romance Fausto.


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Atacado e Varejo”, Eliomar de Lima.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?