Logo O POVO+
Problemas com frete no mercado de ração
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Problemas com frete no mercado de ração


O presidente Michel Temer deixou claro ontem que o governo seguirá qualquer determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a criação de uma tabela de preços mínimos para o frete rodoviário.


A medida, adotada como parte de um acordo com os caminhoneiros, gera consequências sérias na produção. O presidente do Sindialimentos, André Siqueira, informa que já tem gente importando milho através de navio para garantir a ração de aves.


Enquanto isso, produtores de grãos continuam com os seus estoques. Os avicultores locais se preocupam com a possibilidade de uma nova greve e com os problemas de logística para escoar a produção.


Eis um novo impasse para complicar ainda mais tragédia desse final de governo.


FORTALEZA


VIVO LIDERA BANDA LARGA


A empresa de consultoria Teleco preparou um ranking da banda larga nas 10 maiores capitais brasileiras, que concentram 17,8% da população e 30,3% dos acessos a banda larga fixa. Pelo mapa destacado pela consultoria, a Claro é a líder em em sete destas dez capitais, a Vivo em duas (Fortaleza e Recife) e a Oi em uma (Salvador).


TURISMO


INTENSIFICAÇÃO DE AÇÕES

 

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) resolveu intensificar o calendário de ações para 2018. Serão 22 feiras internacionais e nove nacionais, além dos seminários já realizados em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiânia, Brasília, Teresina, Belém e Manaus.


No fim deste mês, ainda há um roteiro de divulgação do Ceará nas cidades de Curitiba, Joinville e Porto Alegre, Cidade do Panamá, Torino, Milão, Verona, Veneza.


PETRÓLEO


QUEDA NA PRODUÇÃO


A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil foi de 2,07 milhões de barris por dia (bpd) em maio. Houve uma queda de 1,2% em comparação ao mês anterior. A diminuição é atribuída, principalmente, a parada para manutenção da plataforma FPSO Cidade de Saquarema, localizada no campo de Lula no pré-sal da Bacia de Santos.


Os números reforçam mais uma vez a necessidade de refinarias para o processamento de combustíveis.


CRÉDITO


EMPRÉSTIMOS PARA NEGATIVADOS


Chama atenção do comércio um tipo de crédito que tem se popularizado: o empréstimo para negativados. Esta tem sido a alternativa de muitos consumidores inadimplentes para honrar os compromissos em atraso.


O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), junto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), fez um levantamento em todas as capitais do País sobre o assunto. A pesquisa constatou que 16% dos consumidores com crédito restrito procuraram instituições financeiras que oferecem esses serviços.


UNIMED CEARÁ E CARIRI


CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL REGIONAL


Deve ser iniciado em outubro deste ano o trabalho de construção do Hospital Regional da Unimed Cariri. O projeto, cujo investimento é de R$ 60 milhões, foi apresentado na última quinta-feira aos dirigentes e médicos cooperados da Unimed Cariri. O cronograma de ações já está aprovado. Os recursos serão oriundos da Unimed Cariri e da Ceará Saúde Participações (CSPAR), holding do Sistema Estadual Unimed Ceará.


HOMENAGEM


MEDALHA CHICO MENDES


A II Conferência da Caatinga começa hoje, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa. Na abertura do evento, às 18h30, o secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, será homenageado com a Medalha Chico Mendes


Quem acredita que o crescimento exponencial pode durar para sempre em um mundo finito ou é louco ou economista”

KENNETH EWART BOULDING

(1910-1993), economista norte-americano

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?