Logo O POVO+
Nordestinos comprometem 34,33 % da renda com cartão de crédito
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Nordestinos comprometem 34,33 % da renda com cartão de crédito


Um terço da renda comprometido com o pagamento da fatura do cartão de crédito: essa é a situação média das famílias no Brasil. A plataforma de empréstimo Just fez um levantamento, que analisou a situação de 20.636 pessoas. A maioria comprometia 33,3% dos ganhos para quitar a conta do cartão.


No Nordeste, a situação é ainda pior: a região é a campeã no ranking de comprometimento no País, com 34,33%. Dentro de um modelo considerado ideal, a expectativa é que se utilizasse 50% da renda para gastos essenciais (supermercado, aluguel, entre outros); 15% para prioridades financeiras (empréstimos, financiamento ou investimentos); e 35% para academia, bares, restaurantes, viagens etc.


O fato é que muita gente abastece o carro, faz as compras de supermercados, paga o bar ou restaurante, parcela as viagens e acaba pagando até a academia com o cartão de crédito.


Ou seja: há uma grande concentração de gastos nesse meio de pagamento, devendo esse percentual ser ainda maior, caso sejam somados os usos dos cartões de débito.


BANDA LARGA


PREÇO E QUALIDADE


Redução dos preços e aumento da qualidade são a tendência para o mercado de internet em banda larga fixa no Brasil nos próximos anos. O jornalista Raone Saraiva esteve em São Paulo participando de evento do setor e informa que as perspectivas de ampliação das atividades ligadas à área são bem agressivas.


Para 2018, a previsão de crescimento do setor gira entre 20% e 25%, pelos cálculos do presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Basílio Perez. Atualmente, segundo ele, cerca de 30 milhões de residências contam com o serviço no País.


“Ainda existem mais 30 milhões para serem atendidas. Essa demanda representa oportunidades de negócios para quem busca investir na área”, afirma, informando que as empresas provedoras de banda larga geram em torno de 80 mil empregos diretos e 300 mil indiretos em todo o território nacional.


TIM


LOJA DIGITAL NO NORTH SHOPPING


A TIM, dentro desse mercado de banda larga, vem tentando novas estratégias. A empresa inaugura segunda-feira, no North Shopping, a primeira loja no conceito 100% digital do Ceará. Ou seja: é uma loja voltada para experimentos da tecnologia de telefonia móvel.


FENABRAVE-CE


MAIS CARROS?


Ontem, em entrevista ao O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN, o presidente da Fenabrave, Fernando Pontes, informou que as famílias cearenses já têm condição de ter cinco carros.


Os ouvintes reagiram e alguns alertaram que só faltavam garagem, renda e emprego...


POLO DE SAÚDE


APROVADO PROJETO DE DOAÇÃO


O projeto de lei que autoriza o governo do Estado a doar, ceder, autorizar ou conceder imóveis da área do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) foi autorizado pela Assembleia Legislativa. O presidente da Agência, Eduardo Neves, explica que a medida proporcionará o início das vendas das áreas às empresas interessadas e o avanço do empreendimento.


OTIMISMO 1


SINAIS DE MELHORAS NO VAREJO


O presidente do Grupo Pinheiro e ex-presidente da CNDL, Honório Pinheiro, explica que há sinais de melhora no varejo. Ele acredita que há a construção de um novo cenário, com inúmeros avanços, como o cadastro positivo e a melhora dos meios de pagamento.


OTIMISMO 2


NOVAS LOJAS DO SÃO LUÍS


Os Mercadinhos São Luís já estão com seu plano de expansão até 2020 pronto. Serão mais sete lojas. O CEO do Grupo, Severino Ramalho Neto, destaca que a perspectiva é de melhora no setor, aplicação de mais tecnologia e investimento no relacionamento direto com o cliente.


Mais importante que as riquezas naturais são as riquezas artificiais da educação e tecnologia”

ROBERTO CAMPOS

(1917-2001), economista


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.



Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?