Logo O POVO+
Ceará tem 100 projetos para o leilão de agosto
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará tem 100 projetos para o leilão de agosto


Em meio ao marasmo da economia nacional, chamam atenção as oportunidades na área de energia.


Há uma revolução no setor, em função do processo de substituição da geração de energia tradicional (hidráulica) por fontes renováveis como eólica e solar. É esperada uma mudança radical na estrutura do segmento com a geração distribuída, onde fornecedores e consumidores de energia se confundem.


A expectativa é de um crescimento de 50% na área de energia renovável até a metade do século XXI. No caso do Brasil, o consultor Jurandir Picanço diz que o setor só não tem um resultado ainda melhor por conta do cenário de paralisia da economia. Mesmo assim, há um quadro de animação geral com as melhorias da atividade.


No próximo leilão A-6, que será realizado em agosto, devem entrar fontes eólicas e hidráulicas e termelétricas, mas somente a energia eólica cadastrou 928 projetos, dos quais 100 no Ceará, pelas análises das DRO’s Publicadas (requerimentos de outorgas).


Os estrangeiros são destaques na realização dos investimentos: continuam estudando novas parcerias e buscam uma revolução tecnológica.


Juros


MANUTENÇÃO DE TAXAS

 

Proximidade das eleições, efeito da greve dos caminhoneiros e incertezas externas em função da política do governo norte-americano. Todo esse cenário fez o Banco Central pisar no freio em relação aos juros.


Ontem, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deixou claro que não haverá aumento de juros, conforme chegou a ser ventilado por alguns analistas de mercado. A expectativa é de que as taxas de juros básicas fiquem em 6,5 % ao ano, em função dos riscos do momento.


Complexo eólico


ALEMÃ INSTALARÁ PARQUE EM FORTIM


A fabricante alemã de geradores eólicos Nordex será responsável pelo fornecimento e instalação de 41 turbinas para o Complexo Eólico de Fortim, no Ceará.


A empresa venceu um edital publicado pela Eletrobras Furnas e deve começar os trabalhos em 2019.


Regras


COMÉRCIO DE PETRÓLEO


O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou ontem as regras para comercialização de petróleo e gás natural pela empresa Pré-Sal Petróleo (PPSA). A companhia é responsável pela gestão dos contratos de partilha da produção na área de pré-sal. Pelas normas atuais, os preços utilizados pela empresa serão os de referência fixados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Avaliação de projetos


MISSÃO DO BIRD EM FORTALEZA


O gerente de Prática para o Desenvolvimento Urbano e Gestão de Risco de Desastres na Região da América Latina e Caribe do Banco Mundial, Ming Zhang, estará hoje em Fortaleza. O executivo fará o acompanhamento dos trabalhos do Programa Fortaleza Cidade Sustentável, cujo valor do empréstimo junto ao banco representa a quantia inédita de US$ 150 milhões, que ainda aguarda tramitação no Senado.


Poucos de nós temos consciência do caráter profundamente anti-humano do subdesenvolvimento. Quando compreendemos isto, facilmente explicamos por que as massas estão dispostas a tudo para superá-lo”

Celso Furtado

(1978-2004), economista


Rádio


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


Facebook


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?