Logo O POVO+
Governo quer priorizar transformação digital
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Governo quer priorizar transformação digital


O desemprego no Brasil atinge quase 14 milhões de pessoas, mas uma das prioridades do Governo Federal é a transformação digital do setor público. Esta é uma das recomendações discutidas entre os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e integrantes do governo.


Não há questionamentos sobre a necessidade de maior eficiência do setor público, mas a “revolução digital” deve ser acompanhada pela qualificação dos profissionais e de um plano para novas carreiras.


O secretário de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Luis Felipe Salin Monteiro, vem afirmando que é preciso acelerar a transformação digital. No setor público, a quantidade de serviços totalmente digitais ainda não chega à metade das atividades prestadas.


O Ministério do Planejamento quer implementar plataformas compartilhadas para resolver problemas comuns aos órgãos do setor público. A justificativa é boa, mas é necessário saber custo efetivo das mudanças.


Dívidas rurais


SEM RENEGOCIAÇÃO


A falta de recursos financeiros fez o Governo Federal determinar aos bancos públicos o bloqueio das renegociações das dívidas de produtores rurais. O setor tinha sido beneficiado pela Lei 13.606, que concede descontos de até 95% no saldo devedor. O problema é que esses descontos terão que ser bancados pelo Tesouro Nacional e não há previsão no Orçamento.


Árabes 1


PARTICIPAÇÃO FEMININA


Esse início de semana foi marcado pela visita de representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (Dubai Chamber). É importante ressaltar que, antes do encontro, houve uma visita do secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, César Ribeiro, e da diretora de Atração de Investimentos, Beatriz Bezerra.


Em Fortaleza, o encontro foi organizado pela embaixada dos Emirados Árabes Unidos e, na Federação das Indústrias, coordenado pela própria Fiec. Diferente do que a coluna informou ontem, a mostra da participação feminina durante o encontro não foi intencional, embora haja orgulho dessas lideranças.


Árabes 2


ESTÍMULOS AO CENÁRIO DE QUALIFICAÇÃO


A secretária de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, também participou do encontro de negócios entre o Ceará e os Emirados Árabes Unidos, na Fiec. Apresentou medidas municipais que visam a estimular a criação de um cenário qualificado para novas oportunidades de negócios, como o Programa Fortaleza Competitiva.


Conotel


RETOMADA DA HOTELARIA


O Congresso Nacional de Hotelaria (Conotel 2018) começa hoje, no Centro de Eventos do Ceará. Em paralelo haverá a realização da Equipotel Regional, que contará com a presença já confirmada do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e do ministro do Trabalho, Helton Yomura.


O presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Cardoso Linhares, afirma que o evento pretende ser um marco para a retomada do crescimento hoteleiro.


Prejudica-se mais o progresso atribuindo mal as recompensas do que as suprimindo”

Jean le Rond D’Alembert

(1717-1783), filósofo francês


Rádio


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


Facebook


Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.


Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?