Logo O POVO+
Eólicas offshore: marco regulatório em 2019
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Eólicas offshore: marco regulatório em 2019


O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) prepara estudo para a criação de um marco regulatório para a exploração de eólicas offshore (turbinas instaladas no oceano). O documento será publicado até o fim do primeiro semestre de 2019. A partir desse estudo deve ser criado projeto de lei com modelos de comercialização, processo de licenciamento ambiental, conexão das usinas e concessões de áreas marítimas.


O presidente do Cerne, Jean-Paul Prates, suplente da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), diz que uma das principais questões é sobre o uso de áreas marítimas. Na visão de Jean-Paul, são necessárias diretrizes gerais sobre como os empreendedores terão acesso aos blocos. Uma das saídas seria a utilização da expertise e estrutura da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O Ibama também possui um pré-zoneamento que pode ser aproveitado.


Levantamento sobre o potencial de exploração nos litorais do Ceará e Rio Grande do Norte revela que a velocidade dos ventos chega a 9,5 metros por segundo. O Cerne considera que seria viável instalar até 2 GW de projetos de energia no litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará até 2025.


CHIEKO AOKI


DO LIMÃO À LIMONADA


A empresária Chieko Aoki, considerada a grande dama da hotelaria, estará hoje em Fortaleza para falar sobre as lições que aprendeu com a vida e os negócios. O evento, promovido pelo Núcleo Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil, será realizado às 18 horas, no auditório da Federação das Indústrias.


Ontem, em entrevista ao programa O POVO Economia, da Rádio O POVO/CBN, Chieko explicou que uma das primeiras lições que aprendeu foi tentar olhar os problemas de uma forma diferente. “Temos que transformar o limão em limonada”, ressaltou, lembrando a gratificação que ocorre na superação dos problemas.


Proprietária da rede de hotéis Blue Tree, Chieko destaca o papel importante do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano. O grupo tem projetos como o “Comitê 80 em 8”, cujo objetivo é sedimentar carreiras profissionais de mulheres. O Comitê conseguiu aprovar o projeto de lei de cotas para mulheres nos conselhos de administração das empresas.


ENEL


AUMENTO DOS INVESTIMENTOS NO CEARÁ


Os investimentos da Enel no Ceará aumentaram 19,5% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2017. O CEO da empresa no Brasil, Carlo Zorzoli, informou no balanço financeiro publicado no último dia dois, que a companhia pretende continuar investindo no Ceará para acelerar novas conexões e modernizar a rede de distribuição.


Neste primeiro trimestre houve a ampliação das atividades de manutenção, além de iniciativas para melhorar o índice de arrecadação das faturas de energia.


GESTÃO


INTERCÂMBIO EM PORTUGAL


O Instituto Universitário Atlântico (IUA) e a editora cearense Caminhar promovem até domingo o Seminário Gestão Estratégica e Educação, voltado para profissionais das áreas de educação e gestão. O IUA oferta cursos de pós-graduação também em Portugal, onde forma gestores em educação.


Durante o seminário estarão presentes os professores Jorge Simões (diretor do Mestrado em Gestão do Instituto Politécnico de Tomar – Portugal - IPT) e Francisco Carvalho (presidente da Escola da Gestão do IPT).


NOVAS ROTAS COM HUB


MENOR TEMPO PARA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO


Empresas da área de logística veem novas possibilidades de negócios com a chegada do hub Air France/KLM/Gol em Fortaleza. A aposta é na abertura de mais espaços para as importações e exportações com os modais aéreos.


O CEO da JM Aduaneira, Augusto Fernandes, acredita que há possibilidade de incremento na exportação/importação com o menor tempo para o produto chegar ao destino. “Com rotas diretas para a Europa saindo de Fortaleza, a redução no tempo para o produto chegar ao destino pode ser de até dois a três dias”, afirma


Pelos números do Ministério do Comércio Exterior mais de US$ 493 mil foram movimentados com as exportações realizadas através do Aeroporto Internacional Pinto Martins.


NOVO CADASTRO


EMPREENDIMENTOS COM PRODUTOS FLORESTAIS


A Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) disponibilizou uma plataforma desenvolvida pelo Governo Federal para cadastrar empreendimentos que tenham produtos ou subprodutos florestais. O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) deve ser utilizado para solicitar autorizações e prestar contas das atividades realizadas.

 

INVESTIMENTOS


PATRIMÔNIO NOS EUA


Como construir patrimônio nos Estados Unidos? O empresário Marcos Veríssimo de Oliveira está organizando workshop sobre o assunto, que será realizado no Golf Ville, no dia 19 de maio, com a partição de nomes como Rosie Roden, do Fundo Atlantic American Partners EB5, e Mário Mouro, relações internacionais de transferência de valores.


Mais que as ideias, são os interesses que separam as pessoas”

ALEXIS DE TOCQUEVILLE

(1805-1859), escritor francês


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

 

FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?