Logo O POVO+
Ceará receberá 550 novos terminais 24 horas
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará receberá 550 novos terminais 24 horas


O Banco do Brasil vai ampliar a rede de atendimentos no Ceará através de Bancos 24 Horas. Com a onda de ataques a agências no interior, essa foi uma das saídas encontradas para facilitar o acesso de populações de pequenas cidades que perderam estrutura de atendimento.


Ontem, em entrevista ao O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Amauri Aguiar de Vasconcelos, conta que foi conduzido um pleito à TecBanc, empresa responsável pela instalação dos terminais 24 horas. O pedido foi aceito e serão inaugurados, a partir deste mês, 550 novos terminais 24 Horas no Estado do Ceará. Foram incluídos para receber os equipamentos 20 municípios que já possuem este tipo de serviço e 72 em novas cidades.


“A proposta é melhorar o atendimento do Estado e proporcionar mais facilidade aos clientes e usuários com um número maior de locais para a realização de suas operações bancárias”, ressalta.


Amauri explica que o comércio das cidades que perderam agências bancárias vinha sentindo o impacto da falta de numerários e, com os terminais, não será preciso o deslocamento para outros municípios. “A nossa prioridade são as praças desassistidas”, acrescenta.


A vantagem do Banco 24 horas é que ele atenderá não apenas aos clientes do Banco do Brasil, mas também aos de outras instituições financeiras.


ENDEAVOR


EMPRESA SOMA NO PROGRAMA SCALE-UP


A organização não-governamental Endeavor selecionou 16 companhias no Ceará para participar do programa Scale-Up (empresas com potencial de alto crescimento). Entre elas está a Soma Digital, que administra carteiras de pagamento de companhias locais. Esse é um mercado em expansão, que exige tecnologia e estrutura de atendimento.


O empresário Fernando Soares Gurgel, filho de Fernando Cirino Gurgel, é CEO da Soma e tem apostado nesses serviços realizados através de fintechs de crédito. Esse novo modelo de instituição financeira vem sendo regulado pelo Banco Central e representa uma alternativa à concentração bancária.


EDUCAÇÃO FINANCEIRA


DO CEARÁ PARA SÃO PAULO


Projeto piloto de educação financeira lançado em junho de 2017 em escolas da rede pública de Cascavel, Beberibe e Pindoretama agora será realizado em São Paulo. Foram aplicadas metodologias que utilizavam jogos de tabuleiro e cartas em alunos do Ensino Fundamental I e II, que ajudavam a ter uma noção de poupança e investimento. A estrutura e a conceituação dos jogos foram desenvolvidas pelo Bank of America Merrill Lynch.


FACULDADE PITÁGORAS


GRUPO KROTON NO CEARÁ


A Faculdade de Tecnologia Intensiva (Fateci) faz agora parte do Grupo Kroton, líder em educação privada no Brasil. A partir desse mês, a estrutura de 16 cursos da Fateci passará para a Faculdade Pitágoras, que possui 50 anos e 60 unidades em vários estados. O vestibular do Pitágoras será realizado no dia de 20 de maio.


O Grupo Kroton Educacional fechou em abril a compra do controle da Somos Educação (antiga Abril Educação) por R$ 4,6 bilhões. Nesse processo adquiriu escolas próprias, cursos pré-vestibulares e de idiomas e sistemas de ensino e de livros (editoras Ática, Scipione e Saraiva, do Anglo, da escola de inglês Red Ballon).


BRASIL


CENÁRIO PARA ESTRANGEIROS


O economista Alcântara Macêdo fez recentemente uma apresentação para investidores estrangeiros sobre o cenário para negócios no Brasil. Mostrou previsão de PIB entre 2,5% e 2,8%, estimativa de inflação de 4,2%, e perspectiva de queda das taxas de juros.


Ou seja: um panorama mais amigável para quem quiser montar seu negócio.


CORECON


PROPOSTA PARA REFORMA TRIBUTÁRIA


O Conselho Regional de Economia (Corecon-CE) publicou ontem nota técnica com propostas para a reforma tributária. Um dos pontos levantados foi a importância da simplificação dos processos e mudanças, que garantam redução do volume de tributação e da legislação em vigor.


No caso dos estados e municípios, os economistas dizem que a atual estrutura de cobrança de impostos é extremamente concentrada no consumo e nas pessoas físicas, em sua maioria assalariadas, não contemplando categorias de rendas mais elevadas. Diante do cenário atual, a nota técnica ressalta a necessidade de debate sobre a redução do papel e do tamanho do estado.


Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção”

STEVE JOBS

(1955-2011), empresário norte-americano


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.

 

FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?