Logo O POVO+
Cadastro positivo: benefício para 161 mil pequenas empresas no Ceará
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Cadastro positivo: benefício para 161 mil pequenas empresas no Ceará


Estudo realizado pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) calcula o impacto do novo modelo de cadastro positivo na geração de negócios no Ceará. Os benefícios, segundo o levantamento, viriam através da expansão do crédito de R$ 24,2 bilhões a empresas de todos os portes.


A principal fatia desse total (R$ 18,7 bilhões) caberia às micro e pequenas empresas. A direção da ANBC acredita que o cadastro pode promover a inclusão automática do consumidor nessa base de dados, inserindo 947 mil pessoas excluídas do mercado.


A aposta é em uma melhora no ambiente de negócios, com a possibilidade de mais crédito. Pelos cálculos da entidade, o número de micro e pequenas empresas com acesso ao crédito subiria de 254 mil para cerca de 415 mil com o cadastro positivo; isso representaria um acréscimo de aproximadamente 161 mil pequenas empresas.


ENERGIA EÓLICA


NOVAS LINHAS DE TRANSMISSÃO


O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum, e o deputado Danilo Forte (PSDB/CE) discutiram ontem a possibilidade de implantação de uma linha de transmissão interligando o Nordeste ao Sudeste para ampliar a distribuição da energia eólica.


A proposta pretende estimular investimentos na área e garantir a queda no preço final da energia paga pelo consumidor.


IMÓVEIS


MOMENTO DE MELHORA


O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), Viana Neto, esteve em Fortaleza apresentando as tendências do setor. Em conversa com a coluna, ele ressaltou a melhora do segmento. “O momento é de crescimento. Notamos uma retomada tímida no ano passado que agora se acentua. Em um espaço curto de tempo o mercado estará aquecido”, destaca. O otimismo vem das últimas realizações de negócios e da queda dos juros.


SUÉCIA


CONFERÊNCIA DE CÔNSULES EM FORTALEZA


Fortaleza abrigará, nos dias 24 e 25, a conferência de cônsules da Suécia no Brasil, que acontece a cada dois anos. O evento sai do seu território tradicional, a Embaixada em Brasília, em função das aproximações feitas com a Prefeitura.


O cônsul da Suécia no Ceará, Marcos de Castro, diz que serão discutidos assuntos de natureza protocolar e burocrática na presença do embaixador Per-Arne Hjelmborn. Entidades como o Business Sweden, a Câmera de Comercio Brasil-Suécia e a Innovation Sweden tratarão das potencialidades comerciais a serem exploradas entre a Suécia e o Nordeste.


O prefeito Roberto Cláudio visitou essa semana o escritório da plataforma Smart Sweden City, em Estocolmo, na Suécia. Durante o encontro, foram tratados projetos de inovação tecnológica na área de governança ambiental, como o biogás.


OBSERVATÓRIO


ECONOMIA CRIATIVA


O Observatório de Fortaleza promove hoje, a partir das 15 horas, discussão sobre empreendedorismo. O tema é “Compartilhe seu sonho - economia criativa e o novo trabalho em Fortaleza”. A professora Cláudia Leitão, diretora do Observatório, fará a mediação do evento.


TCE


CONTAS DO GOVERNO


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) fará no próximo dia 28, às 15 horas, sessão extraordinária com a finalidade de apreciar as contas do governador Camilo Santana. A data foi anunciada ontem pelo conselheiro Ernesto Saboia.


Vale ressaltar que o colegiado avaliará relatório elaborado por Saboia. Só depois desta apreciação é que o documento será encaminhado à Assembleia Legislativa.


CARREFOUR


CRESCIMENTO DE 6%


O setor de supermercados continua dando mostras da sua força. O Grupo Carrefour Brasil fechou o primeiro trimestre deste ano com alta de 6% nas vendas brutas. O lucro líquido atribuído aos acionistas subiu 74%.


Nos últimos 12 meses, o grupo abriu lojas de todas as bandeiras, entre elas o Atacadão, que sozinho cresceu 5,7%.


A marca da sabedoria é ler corretamente o presente e marchar de acordo com a ocasião”

HOMERO

(928 a.C - 898 a.C), poeta grego


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?