Logo O POVO+
CSP tem novo diretor-financeiro
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

CSP tem novo diretor-financeiro

 

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) continua em clima de mudança. Esta semana foi definido o novo diretor-financeiro da empresa, que substituirá Alexandre Bernstein, afastado do cargo no início do mês.

 

A expectativa é de que seja confirmado o nome do executivo Márcio Calux, que tem trabalhos publicados sobre o impacto do alinhamento entre cultura organizacional e indicadores de desempenho na performance da empresa. A posse do novo diretor deve ocorrer na próxima semana.


Conforme a coluna já tinha informado, a indicação do diretor-financeiro da CSP é feita pela Vale, que é responsável pelos nomes dessa área; já as coreanas Dongkuk e Posco ficam com as partes administrativa e operacional, respectivamente.


NOMEAÇÕES DO GOVERNO


TENTATIVA DE EQUILÍBRIO FISCAL


A nomeação da economista Ana Paula Vescovi na secretaria-executiva do ministro da Fazenda foi bem recebida, sem muitos sustos, pelos executivos do mercado local.


O presidente da Apimec-CE, Célio Fernando, por exemplo, explica que o mais importante foi a declaração do novo Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, sobre as suas ações prioritárias: “A disciplina fiscal, o fortalecimento do mercado de capitais e de investimentos, e o desenvolvimento e promoção de uma agenda de produtividade e eficiência”.


Na avaliação de Célio, o Ceará realmente é hoje um Estado de vanguarda. Um dos pontos mais favoráveis das gestões dos governos cearenses é a disciplina fiscal, que vem sendo mantida.


Mesmo com alguns gastos questionáveis nas últimas gestões, como os casos do Acquario e do CFO, que ainda representam problemas para o governo, há um equilíbrio entre receitas, despesas e pagamento de funcionários em dia, diferente de outros estados.


MERCADO IMOBILIÁRIO


CRESCIMENTO DE 8,7%


O diretor do Lopes Immobilis, Ricardo Bezerra, apresentou ontem os resultados do Flash Imobiliário. Pelo levantamento da empresa, no primeiro trimestre deste ano, 445 unidades de apartamento foram comercializadas, o que representou um total de R$ 310 milhões e um crescimento de 8,7% em Valor Geral de Venda (VGV).


As empresas Moura Dubeux, Colmeia e Intexi Incorporações foram as mais bem colocadas em resultados neste início de ano.


DESENVOLVIMENTO


FINANCIAMENTO À SAÚDE


O Instituto Future e Associação dos Hospitais do Estado do Ceará (Ahece) farão no próximo dia 24, na Federação das Indústrias, um seminário para discutir os rumos da saúde. A abertura será feita pelo médico Carlos Roberto Martins Rodrigues (Cabeto); o encerramento, pelo presidente da Fiec, Beto Studart.


CAN-PACK


POLONESES EM MARACANAÚ


A empresa polonesa Can-pack, que atua no segmento de embalagens de metal, inaugura na próxima sexta-feira sua nova sede em Maracanaú. Haverá uma solenidade com as presenças do presidente da Giorgi Group Holdings (grupo controlador da Can-pack S.A), Peter Giorgi, e do governador Camilo Santana.


PORTO DO PECÉM


ARROZ ENTRE PRODUTOS MAIS EXPORTADOS


O arroz é um dos destaques entre os produtos exportados pelo Porto do Pecém. Até o final de março, 13,9 mil toneladas do cereal saíram do Ceará para outros estados. Um total de 4,2 milhões de toneladas foi movimentado pelo porto cearense no primeiro trimestre deste ano.


A avaliação da direção do Porto é de que tem havido um ganho de produtividade com os equipamentos utilizados.


IPECE


15 ANOS DE PESQUISAS


O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) completa 15 anos nesta segunda-feira. O órgão, um braço da inteligência do estado, com pesquisas e análises socioeconômicas, é responsável pela elaboração de estratégias e políticas públicas.


As comemorações terão início às 8h30min, com uma programação fechada e o lançamento de três livros: “Panorama Socioeconômico das Regiões de Planejamento do Estado do Ceara”; “Indicadores Econômicos do Ceara 2016”; e “Índice de Desenvolvimento Social 2012-2015”.

 

O problema que a maioria de nós tem é que preferimos ser arruinados por elogios do que salvos por críticas”

NORMAN VINCENT PEALE

(1898-1993), pastor e escritor norte-americano


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?