Logo O POVO+
Contribuições: Sindicatos agrícolas buscam adequação
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Contribuições: Sindicatos agrícolas buscam adequação


Com o fim das contribuições sindicais obrigatórias, há um movimento das entidades corporativas para mostrar a relevância das suas ações e manter sua sustentabilidade.


A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), por exemplo, promoverá dois eventos em maio para discutir possibilidades de arrecadação para os sindicatos no meio rural. O presidente da Faec, Flávio Saboya, ressalta que a previsão é de uma perda considerável nos valores das contribuições.


Mesmo com a necessidade de um movimento maior para segurar as receitas das entidades, Flávio Saboya defende as mudanças: “Esta saída aprovada pelo governo sobre a contribuição sindical ocorreu no mundo inteiro. O Brasil acompanha esse processo”.


A programação de debates promete ser intensa.


CONDOMÍNIOS


APOSTA EM SERVIÇOS


Não é só na área rural que os ajustes estão acontecendo. Em Fortaleza, há um esforço até para uma maior prestação de serviços na área de condomínios.


O Secovi-CE (Sindicato da Habitação) criou vários produtos para reduzir as taxas. Também há oferta de serviços, através de parcerias com cooperativas de crédito, seguro obrigatório, seguro de vida e cartão.


O presidente do Secovi-CE, Sérgio Porto, ressalta que a lógica do condomínio é o rateio das contas, mas esse setor tinha se transformado em presa fácil de “desgovernos”. A crise agora impõe criatividade para resolver os problemas.

 

SENAR


25 ANOS


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE) completa 25 anos. A data será comemorada com sessão solene na Assembleia Legislativa no próximo dia 23. O ex-presidente da Faec e criador do Senar, José Ramos Torres de Melo Filho, será homenageado.


CAJUCULTURA


TENTATIVA DE RECUPERAÇÃO


O Brasil já foi líder mundial na produção de castanha de caju, mas perdeu seu posto após décadas de divergências entre produtores e industriais e após a falta de um suporte técnico que contribuísse para a manutenção dos plantios e combates a pragas. Agora tenta-se resgatar o setor, que despencou do primeiro lugar para a 12ª posição mundial. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Faec promovem seminário nos dias 26 e 27, em parceria com a Assembleia Legislativa e agricultores, para buscar saídas visando recuperar a produção.


AGÊNCIAS REGULADORAS


VOTAÇÃO EM UM MÊS


A votação para mudanças nas agências reguladoras parece que entrarão em uma corrida contra o tempo. O relator do projeto, Danilo Forte (agora PSDB-CE), pretende discutir o assunto em um mês para colocá-lo em votação.


O novo tucano cearense tem deixado claro que quer a “pulverização” das normas que confundem empresas ao sabor dos seus dirigentes ou das conveniências do momento. Vale ressaltar que o senador Tasso Jereissati já fez um mapeamento de todas as estatais brasileiras e que as mudanças podem contribuir para um futuro processo de concessões.


ENERGIAS RENOVÁVEIS


SIMPLIFICAÇÃO DE LICENÇAS


As propostas de simplificação das licenças para empreendimentos de geração de energia elétrica de fontes eólica e fotovoltaica serão discutidas hoje, durante reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).


Foram elaboradas novas resoluções por um grupo de trabalho da Semace e representantes do segmento. Essa é a segunda tentativa de criação de uma estrutura mais flexível para a atividade.

 

FORTALEZA

 

COMITÊ DE ENERGIA


Há a preocupação em melhorar o ambiente para o crescimento do setor de energias renováveis. A prefeitura de Fortaleza, por exemplo, criou um comitê para discutir a eficiência energética no novo Plano Diretor de Fortaleza.


O coordenador de iluminação pública do município, Alfredo Serejo, assumiu a direção do Comitê, que terá a missão de articular as instituições que trabalham com o segmento.


A previsão é de uma ampliação considerável de implantação de projetos, principalmente na área fotovoltaica, com a utilização de placas em abrigos de ônibus, totens e iluminação pública. Alfredo Serejo explica que Fortaleza já possui “postes inteligentes” (autossuficientes em energia) e a ideia é que esse trabalho possa ajudar a resolver também o problema das fiações em Fortaleza.


O dinheiro é uma felicidade humana abstrata; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana dedica-se completamente a ele”

ARTHUR SCHOPENHAUER

(1788-1860), filósofo alemão

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn

 

TV

 

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?