Logo O POVO+
Câmara holandesa no Ceará será inaugurada em maio
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Câmara holandesa no Ceará será inaugurada em maio


O Ceará pretende ampliar as negociações com a Holanda. O hub Air France-KLM e Gol e a parceria entre o CIPP e o Porto de Roterdã podem apenas ser o início de uma caminhada de projetos conjuntos.

No próximo dia 2, na Federação das Indústrias, será oficializado o funcionamento da Bradutch (Câmara Brasileira de Comércio do Brasil com os Países Baixos). A entidade abrirá filiais também no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, mas começa pelo Ceará a intensificação dos seus projetos no Brasil.

 

O advogado Thiago Furtado, representante da Bradutch no Ceará, diz que a entidade deve favorecer as trocas comerciais. A aproximação entre as empresas e o governo cearense com os investidores holandeses gera a expectativa de favorecimento de alguns setores (logística, indústria e serviços).

Com a implantação dos voos da KLM para Amsterdã, a perspectiva é de que a Holanda se transforme em mais uma porta de entrada para a Europa, atraindo novos empreendimentos e criando impacto semelhante ao da TAP.

 

BRADUTCH

 

NEGOCIAÇÕES COMEÇARAM EM 2017
As negociações para trazer a Bradutch para o Ceará começaram há um ano. O projeto contou com a participação direta do governador Camilo Santana durante missão holandesa.

PORTO

 

PARTICIPAÇÃO DE ROTERDÃ
O secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, terá agora em abril uma semana inteira de reuniões para acertos no contrato com o Porto de Roterdã. Concluída essa etapa para definir qual o tamanho da participação do porto holandês, a proposta passará para aprovação do governador.

ICMS

 

CRIMINALIZAÇÃO DE INADIMPLENTES
A CDL de Fortaleza está discutindo com seus associados a criminalização de empresas que atrasaram o pagamento de imposto. O presidente da entidade, Assis Cavalcante, diz que é grande o número de companhias que podem ficar impedidas de fazer empréstimos bancários. A busca agora é de uma solução negociada para o problema.

VOTAÇÃO 1

 

RANKING DE BONS PAGADORES
O projeto de lei que amplia o Cadastro Positivo pode ser votado hoje na Câmara dos Deputados. A proposta tem o objetivo de criar um ranking de bons pagadores que terão acesso rápido a créditos com custos financeiros menores; mas a pressa na implantação da medida gera desconfiança de órgãos de defesa do consumidor de possíveis vazamentos de dados de clientes.

 

Atualmente já existe um “score positivo” de clientes através do cadastramento de CPFs nos estabelecimentos comerciais. Através desses dados, os melhores pagadores podem receber vantagens e são indicadas as suas chances de conseguir empréstimos, financiamentos e carnês.

VOTAÇÃO

 

MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA
O empresário Honório Pinheiro, ex-presidente da CNDL, está na torcida pela aprovação do Cadastro Positivo. Ele diz que a proposta faz parte de um pacote de medidas negociadas com o Governo Federal para aliviar a crise econômica. “Há uma mobilização em Brasília”, acrescenta.

SIMPLES

 

IMPACTO NAS CONTAS
O comércio aguarda um alívio na tensão das empresas com a regulamentação do Refis do Simples, que permitirá o parcelamento das dívidas. Se não tivesse ocorrido a aprovação da proposta, aproximadamente 600 mil empresas poderiam ser jogadas para a informalidade.

 

Agora a mobilização é contra o projeto de criminalização tributária. Honório Pinheiro explica que a proposta daria poderes aos auditores para negativar os estabelecimentos, tornar os títulos de dívidas executáveis e bloquear os ativos das empresas.

Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança”
SAMUEL JOHNSON  (1709-1784), escritor inglês

RÁDIO
O POVO Economia, da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.

FACEBOOK
Curta a nossa página: facebook/opovocbn

TV
Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?