Logo O POVO+
Selic cai, mas juros para a população permanecem altos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Selic cai, mas juros para a população permanecem altos


O Banco Central anunciou ontem uma nova redução da Selic, que passou de 6,75% para 6,5%.


Mais uma vez há uma renovação da esperança de que ocorra realmente uma queda nos juros. Infelizmente, o impacto deve surgir rapidamente nas aplicações financeiras: quem tem dinheiro em poupança, fundos DI ou CDBs deve perceber rapidamente a queda de rentabilidade.


Para os endividados com contratos no BNDES, surge uma possibilidade de alívio, o que deve favorecer a recuperação da economia. O setor de construção civil, dentro desse ambiente, pode ser favorecido, com impacto nas taxas de financiamento da casa própria.


Apesar de todos esses aspectos positivos, para o cheque especial e para o cartão de crédito, pelo menos nesse primeiro momento, a redução da Selic não deve proporcionar mudanças de cenário. As taxas continuam sendo punitivas, girando em torno de 300%, mesmo quando a Selic já estava em 6,75%. O mesmo acontece no crédito pessoal, com juros médios girando em torno de 65%.


Enfim, a queda da Selic continua longe de favorecer boa parte da população, em particular aquela que se desorganizou financeiramente.


ENERGIA


FALHAS NO SERVIÇO


O consultor da área de energia, Jurandir Picanço, explicou à coluna que um problema na usina de Belo Monte gerou uma sobrecarga no sistema, gerando o apagão, que atingiu parte do Brasil. “Certamente houve uma falha”, acrescenta.


O serviço mais uma vez, provou as suas fragilidades, bem como a necessidade de baterias para telefonias e semáforos que, mesmo após o primeiro momento em que retornou a energia, continuavam sem serviços.

 

FERIADÃO DE PÁSCOA


PERSPECTIVA DE 60% DE OCUPAÇÃO


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE) já registrou uma média de reservas para o feriado de Páscoa na casa de50%. A expectativa é de que esse índice chegue a 60% durante o feriadão.


O vice-presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, explica que boa parte dos turistas vêm do Nordeste e de São Paulo. Também há um esforço para trazer turistas estrangeiros, com a atração de voos internacionais, mas o problema de insegurança no País não tem ajudado.


O feriado de São José não registrou números tão bons nos hotéis do litoral. Com a perspectiva de chuvas, muita gente que mora em Fortaleza preferiu viajar para o interior.


AGRICULTURA


IRRIGAÇÃO DEPENDE DE CONCLUSÃO DE OBRAS

 

Mesmo com os efeitos das últimas estiagens, o secretário da Agricultura, Aquicultura e Pesca, Euvaldo Bringel, diz que o Ceará vem conseguindo bons resultados no setor. O governo do Estado está investindo R$ 660,3 milhões e pretende melhorar várias culturas, como algodão, milho e feijão.


No caso da fruticultura, tudo depende das chuvas e da finalização das obras do São Francisco, a fim de garantir água para irrigação.

 

CAMARÃO


CONSUMO CONSCIENTE


Os Mercadinhos São Luíz fecharam parceria com uma cooperativa de produtores de camarão de Icapuí, que fez parte do projeto São José e tem um trabalho de consciência ambiental. O acordo garantirá a compra de parte da produção da instituição, formada por 20 aquicultores.


A diretora de marketing do São Luís, Joana Ramalho, diz que a parceria faz parte do trabalho de consumo consciente, que deve ter continuidade com outras entidades.


DASS


MELHORA DE DESEMPENHO


O grupo DASS, que está há 37 anos no mercado, aumentou o seu faturamento em 19,1% no ano passado, atingindo a marca de R$ 1,715 bilhão. O Ebitda (lucro antes de taxas, impostos, depreciação e amortização) cresceu 23,2%, havendo uma redução da dívida financeira líquida em 28,3%.


Na economia, assim como na política, uma sólida convicção é, não raro, falta de informação. Ou de imaginação”

JOSEPH SCHUMPETER

(1883-1950), economista austríaco


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?